Novel: Um Jogo Educativo para Aprendizagem de Ortografia
Resumo
Estudantes de língua portuguesa, de uma maneira geral, apresentam dificuldades para empregar regras ortográficas, especialmente em contextos formais que exigem o uso da grafia correta das palavras. Para solucionar esse problema, técnicas alternativas de ensino podem ser adotadas, como os jogos educativos. Este artigo descreve o desenvolvimento e a avaliação, por meio de um estudo de caso, do jogo educativo Novel que aborda normas ortográficas do português brasileiro de forma lúdica. O estudo de caso revelou que o uso do Novel pelos estudantes contribui significativamente para a aprendizagem da ortografia, considerando que a média de acertos dos estudantes que utilizaram o software foi maior do que a dos que não o utilizaram.
Referências
Barbosa, R. C. et al. (2008) O Jogo Educacional como Recurso Digital e a Aprendizagem Significativa de Gramática. In: XIX SBIE, pages 491–500.
Bizzochi, A. (2000) "A complexidade gramatical do português como possível fator obstrutivo de sua internacionalização", http://bit.ly/2npRSNr.
Brasil. MEC. SASE. (2014) "Planejando a próxima década: Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação", http://bit.ly/1tdckZX.
Fonseca, J. S. e Martins, G. A. (2011) Curso de Estatística. São Paulo: Atlas.
Gamma, E., Helm, R., Johnson, R. e Vlissides, J. (2000). Padrões de Projeto: Soluções Reutilizáveis de Software Orientado a Objetos. Porto Alegre: Bookman.
INEP. (2015) "Indicadores da Educação", http://bit.ly/2mqvE93.
Lima, M. C. F., Silva, V. V. S. e Silva, M. E. L. (2009) Jogos educativos no âmbito educacional: um estudo sobre o uso de jogos no Projeto MAIS da Rede Municipal de Recife, http://bit.ly/1S5csWt, pages 1–27.
Paschoal, L., Bento, T., Velasco, T., Schocair, C. O., Castaneda, R., Oliveira, T. e Ogasawara, E. (2014) JOE: Jogo Ortográfico Educacional. In: XXV SBIE, pages 652–656.
Portal Action. (2017) "Teste de Shapiro-Wilk", http://bit.ly/2tJZARD.