A utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Sócrates na educação básica: Um caminho de Reconstrução da prática pedagógica

  • José Ivan Rocha Junior UFC Virtual
  • Eliana Leite Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza
  • Gilvandenys Leite Sales IFCE
  • Adriano Machado Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza
  • Delano Cândido UFC Virtual

Resumo


Este trabalho busca analisar a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação contidas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como suas múltiplas possibilidades de exploração pedagógica para a melhoria do processo de ensino da disciplina de Geografia. A aproximação do objeto de estudo deu-se com a necessidade de mudança da prática docente tradicional, e a necessidade de articular à metodologia tradicional um modelo de ensino colaborativo que possui o potencial pedagógico de tornar a prática docente mais dinâmica, colaborativa e cooperativa, capaz de gerar coaprendência, originando novas situações de aprendizagem e um método adicional de seu gerenciamento.

Referências

AVA Sócrates. Disponível em: <http://www.vdl.ufc.br/socrates/>. Acessado em: 12 nov 2016

Acosta, O.; Reategui, E.; Behar, P. A. (2016). "Recomendação de Conteúdo em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos". In: Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

Costa, E.; Fechine, J.; Silva, P.; Rocha, H. (2016). "Modelos de Feedback para estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem". In: V Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE).

Ferreira, A. A.; Werneck, V. M. B.; Santos, N. (2016). "Avaliação da Aprendizagem em Ambientes Educacionais: Uma Revisão Sistemática". In: Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).

Leite, E. A. M. , Sales, G. L., Lima, H. V. e Aguiar, Eveline P. S. (2013). "Reestruturação do Curso de Formação em Conselhos Escolares no AVA Moodle por meio do Design Instrucional". In: Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE).

Lins, S. (2003). Transferindo conhecimento tácito: uma abordagem construtivista. Rio de Janeiro: E-papers, 2003.

Mattar, J. (2013). Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. São Paulo: TECCOGS-PUC/SP, n. 7, p. 21-40.

Messa, W. C. (2010). Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem AVAs: a busca por uma aprendizagem significativa. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 9, p. 01-49.

Morais, N. S. e Cabrita, I. (2010). Ambientes virtuais de aprendizagem: comunicação (as) síncrona e interação no ensino superior. Revista PRISMA. COM, n. 6.

Moreira, G. M. de O. (2005). "Tecnologias de informação e comunicação na escola pública: sentidos produzidos na formação continuada de professores". Porto Alegre : UFRGS, f. Dissertação (mestrado).

Pereira, A., Schmitt, V e Dias, R. (2007). "Ambientes virtuais de aprendizagem". In: PEREIRA, A. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
ROCHA JUNIOR, José Ivan; LEITE, Eliana; SALES, Gilvandenys Leite; MACHADO, Adriano; CÂNDIDO, Delano. A utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Sócrates na educação básica: Um caminho de Reconstrução da prática pedagógica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 510-519. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.510.