Um Estudo Exploratório na Criação de Fases de Jogos Digitais por Alunos do Ensino Fundamental I

  • Hugo Mesquista Universidade Federal do Rio Grande Norte
  • Eduardo Aranha Universidade Federal do Rio Grande Norte
  • Thiago Reis da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento de um jogo que possibilita ao aluno criar suas próprias fases, além da realização de um estudo exploratório com vinte cinco alunos. Os resultados obtidos indicam sua aplicação com alunos do ensino fundamental mostrando o potencial de engajamento deste tipo de jogo e sua facilidade de adoção em sala de aula, uma vez que não requer conhecimentos de programação para criar as fases do jogo. Os resultados servem de base para novas pesquisas que possam desenvolver ferramentas de criação de jogos digitais educativos que não requerem conhecimentos de programação, mas que auxiliam o processo educacional.

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Publicado
27/10/2017
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MESQUISTA, Hugo; ARANHA, Eduardo; SILVA, Thiago Reis da. Um Estudo Exploratório na Criação de Fases de Jogos Digitais por Alunos do Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 528-537. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.52.