Um Estudo Exploratório na Criação de Fases de Jogos Digitais por Alunos do Ensino Fundamental I
Resumo
Este artigo descreve o desenvolvimento de um jogo que possibilita ao aluno criar suas próprias fases, além da realização de um estudo exploratório com vinte cinco alunos. Os resultados obtidos indicam sua aplicação com alunos do ensino fundamental mostrando o potencial de engajamento deste tipo de jogo e sua facilidade de adoção em sala de aula, uma vez que não requer conhecimentos de programação para criar as fases do jogo. Os resultados servem de base para novas pesquisas que possam desenvolver ferramentas de criação de jogos digitais educativos que não requerem conhecimentos de programação, mas que auxiliam o processo educacional.
Referências
Espinosa, R. S. C.; Gómez, J. L. E.; Hildebrand, H. R. (2015) "Aprendizagem baseada em Jogos Digitais". In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGAMES, p.204-210.
Gomes, W. F.; Louzada, C. S.; Nunes, M. A. S. N.; Salgueiro, E. M.; Andrade, B. T. (2014) "Incentivando meninas do ensino médio à área de Ciência da Computação usando o Scratch como ferramenta". In: XX Workshop de Informática na Escola – WIE, p.223-232.
Jesus, Â. M.; Gonçalves, D. A. S.; Almeida, L.; Ferreira, C. (2014) "Aplicação de Desenvolvimento de Jogos Digitais como um Meio de Motivação em Diferentes Níveis de Ensino de Computação". In: XX Workshop de Informática na Escola – WIE, p.56-65.
Rodriguez, C. L.; Lopes, A. M. Z.; Marques, L.; Isotani, S. (2015) "Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch". In: XXI Workshop de Informática na Escola – WIE, p.62-71.
Shimohara, C.; Sobreira, E. S. R. (2015) "Criando Jogos Digitais para a aprendizagem de matemática no ensino fundamental I". In: XXI Workshop de Informática na Escola – WIE, p72-81.
Silva, T. R.; Aranha, E. H. S.; Santos, F. G.; Tavares, K. F. (2016) "Um Relato de Experiência da Aplicação de Videoaulas de Programação de Jogos Digitais para Alunos da Educação Básica". In: XXII Workshop de Informática na Escola – WIE, p.141-150.
Wohlin, C.; Runeson, P.; Host, M.; Ohlsson, C.; Regnell, B.; Wesslén, A. (2000) "Experimentation in Software Engineering: an Introduction". Kluver Academic Publishers.