Utilizando Scratch e Arduino como recursos para o ensino da Matemática

  • Selma Bessa Sales Secretaria Municipal da Educação (SME) / Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)
  • Ronald Brasil Silva Secretaria Municipal da Educação (SME) / Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)
  • Elaine Silva Rocha Sobreira Unicamp
  • Marcos Dionisio Ribeiro do Nascimento Secretaria Municipal da Educação (SME) / Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)

Resumo


O presente artigo objetiva relatar a experiência de uso do Arduino programado com Scratch para o desenvolvimento de conteúdos de matemática. Foi desenvolvido com alunos da Educação Básica, com faixa etária entre 11 e 16 anos, em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza. A problemática central envolveu a seguinte questão: A programação com Scratch e o uso de plataformas de prototipagem física podem potencializar o interesse dos alunos pelas aulas de geometria? Diante dessa questão, propomos uma sequência didática na qual os alunos criaram e programaram cubos de LED nas aulas de matemática, desenvolvendo aprendizagens relacionadas ao Pensamento Computacional e a geometria. Observamos que os alunos foram capazes de interagir e aprender matemática com êxito, em um ambiente de aprendizagem motivador, utilizando a linguagem de programação.

Referências

Amorim, J. C; Silva, N. C.; Santos, M. S.; Silva, F. L. Integrando as Plataformas App Inventor e Arduino na Construção de um Humanoide. Anais do Workshop de Informática na Escola, WIE 2016. Disponível em <http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6622/4533> Acesso em jun. 2016.

Albuquerque, D; Bremgartner, V; Lima, H; Salgado, N. Uma Experiência do Uso Do Hardware Livre Arduino no Ensino De Programação De Computadores. Anais do Workshop de Informática na Escola, WIE 2016. Disponível em <http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6602/4513>. Acesso em jun. 2016.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – 5ª a 8ª série. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em abr. 2016.

Buckingham, D.; BURN, A. Game literacy in theory and practice. In: Journal of Educational Multimedia and Hypermedia: Association for the Advancement of Computing in Education. AACE, Norfolk, n.16, v.3, p.323-349, 2007.

Papert, S. Logo: Computadores e educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

Rodrigues, C. L.; ZEM-Lopes, M. ; Marques, L.; Iotani, S. Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, WIE 2015. Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4992>. Acesso em mar. 2016.

Sobreira, e. S. R.; Viveiro, A. A; D'Abreu, J. V. V. Do Paper Circuit à programação de Arduino com Scratch: uma sequência didática para aprendizagem do conteúdo de energia nos anos iniciais do ensino fundamental. Anais do Workshop de Informática na Escola, WIE 2016. Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6852/4730>. Acesso em jun. 2016.

Zanetti, H. A. P.; OLIVEIRA, C. L. V. Prática de ensino de Programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional. In Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, CBIE 2015. Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6268>. Acesso em jan. 2017.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SALES, Selma Bessa; SILVA, Ronald Brasil; SOBREIRA, Elaine Silva Rocha; NASCIMENTO, Marcos Dionisio Ribeiro do. Utilizando Scratch e Arduino como recursos para o ensino da Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 538-547. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.538.