Jogo Digital como Auxílio no Estudo da Matemática: Um Estudo de Caso com Estudantes do Ensino Fundamental I

  • Pedro Henrique Macêdo Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Mirele Moutinho Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Wylliams Santos Universidade de Pernambuco (UPE) / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo


Estudos apresentam uma preocupação em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. Este trabalho visa desenvolver e aplicar um jogo educacional como complemento das atividades estudadas em sala de aula por alunos do Ensino Fundamental para analisar o uso do conteúdo digital em sala de aula. Foi conduzido um estudo de caso para verificar a utilização da tecnologia no âmbito escolar. Como resultados deste estudo, foi possível perceber uma grande aceitação do jogo Pizzaria Dividendo por parte dos alunos e aumento no desempenho escolar. O jogo é uma ferramenta complementar ao processo de ensino-aprendizagem, dado que influencia na motivação e desempenho do aluno.

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Publicado
27/10/2017
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MACÊDO, Pedro Henrique; LIMA, Mirele Moutinho; SANTOS, Wylliams. Jogo Digital como Auxílio no Estudo da Matemática: Um Estudo de Caso com Estudantes do Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 548-557. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.548 .