O Raciocínio Computacional para a Educação Básica: considerações sobre o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade

  • Conceição A. Tavares Universidade Federal da Bahia
  • Lais N. Salvador Universidade Federal da Bahia
  • Denise Viola Universidade Federal da Bahia

Resumo


Reflexão sobre a influência do Pensamento Computacional no ensino-aprendizagem de conceitos de Estatística, por meio de oficina nos ambientes construtivista e computacional, com o uso do software R como calculadora e no desenvolvimento de algoritmos. Na oficina teve atividades aplicadas aos professores da Educação Básica e aos alunos de licenciatura em Matemática. Os resultados apontam tanto o interesse na aplicação das metodologias como recurso pedagógico, quanto o desconhecimento sobre o assunto por parte de ambos os grupos selecionados. O trabalho com os modelos construtivista e o software R mostrou que a experimentação, os comandos e as aplicações das fórmulas podem ser significativos para a aprendizagem.

Referências

Brackmann, C., Barone, D., Casali, A., Boucinha, R., and Muñoz-Hernandez, S. (2016).Computational thinking: Panorama of the americas. In Computers in Education (SIIE),2016 International Symposium on, pages 1–6. IEEE.

Cazorla, I. M. and SANTANA, E. R. d. S. (2006). Tratamento da informação para o ensino fundamental e médio. Série Alfabetização Matemática, Estatística e cientíca. Itabuna, Editora Via Literum.

da Serra Costa, J. F., Correia, M. G., and de Souza, L. T. T. (2011). Utilização do método de análise hierárquica na escolha de software estatístico para a demanda de uma universidade pública. Produto & Produção, 12(1):42–59.

Ferreira, A. C., Melhor, A., Barreto, J., de Paiva, L. F., and Matos, E. (2015). Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica.In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 21, page 256.

PANAINO, R. (1998). Estatística no Ensino Fundamental: Uma Proposta. de Inclusão de Conteúdos Matemáticos. PhD thesis, Dissertação de Mestrado, UNESP, Rio Claro-SP.

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books, Inc.

PIMENTEL-GOMES, F. (1990). Curso de estatística experimental. Piracicaba: Nobel.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
TAVARES, Conceição A.; SALVADOR, Lais N.; VIOLA, Denise. O Raciocínio Computacional para a Educação Básica: considerações sobre o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 558-567. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.558.