Programação e robótica na escola: aplicação de roteiros e instrumentos avaliativos em um projeto piloto

  • Christiano Avila Universidade Federal de Pelotas
  • Simone Cavalheiro Universidade Federal de Pelotas
  • Regina Otero Xavier Universidade Federal de Pelotas
  • Marco Alkimim Universidade Federal de Pelotas
  • Franco Caballero Universidade Federal de Pelotas
  • Carolina Rodeghiero Universidade Católica de Pelotas
  • Maria Debacco Universidade Federal de Pelotas
  • Rosária Sperotto Universidade Federal de Pelotas

Resumo


Esta pesquisa descreve a metodologia de utilização da programação e da robótica educacional como estratégia na promoção do Pensamento Computacional (PC), focando aspectos sociocognitivos, quando aplicada a estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Utilizando roteiros prontos e originais, durante o processo foram realizadas avaliações técnicas e perceptivas com o objetivo de observar o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e a receptividade das atividades propostas. Por resultados, apontamos a robótica e a programação como estratégias eficazes para a realização de atividades co-autorais, por meio do PC, além de proporcionarem o incentivo ao desenvolvimento de aprendizagens do currículo escolar.

Referências

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Publicado
27/10/2017
AVILA, Christiano; CAVALHEIRO, Simone; XAVIER, Regina Otero; ALKIMIM, Marco; CABALLERO, Franco; RODEGHIERO, Carolina; DEBACCO, Maria; SPEROTTO, Rosária. Programação e robótica na escola: aplicação de roteiros e instrumentos avaliativos em um projeto piloto. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 588-597. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.588.