Pensamento Computacional: Uma Proposta de Ensino com Estratégias Diversificadas para Crianças do Ensino Fundamental

  • Fernanda de Melo Reis Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão
  • Fábio Cristiano Oliveira Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão
  • Danielle Martins Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão
  • Patrícia Moreira Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão

Resumo


Este artigo visa apresentar abordagens de ensino e aprendizagem, utilizadas com crianças do ensino fundamental para o ensino de conceitos da Ciência da Computação e programação de computadores em jogos, a fim de trabalhar o pensamento computacional, evidenciando em uma aprendizagem que dê sentindo aos estudantes. Assim essa proposta tem como objetivo relatar a aplicação de estratégias educacionais como a Computação Desplugada, Storytelling, Gamificação e Aprendizagem Significativa, com alunos do ensino fundamental. Utilizou-se uma metodologia de abordagem quantitativa, com informações colhidas, no campo de ação. Para isso, os alunos trabalharam em momentos distintos tanto individualmente quanto em grupos.

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Publicado
27/10/2017
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REIS, Fernanda de Melo; OLIVEIRA, Fábio Cristiano; MARTINS, Danielle; MOREIRA, Patrícia. Pensamento Computacional: Uma Proposta de Ensino com Estratégias Diversificadas para Crianças do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 638-647. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.638.