Análise da Conversação no Bate-papo: em Rede ou Centrada no Professor?

  • Valleska Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mariano Pimentel Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Ricardo Rodriguez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Vânia Maria Félix Dias Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo


O bate-papo tem grande potencial para promover a interatividade no contexto da educação online. Ele foi desenhado como um meio de conversação que estabelece a relação todos-todos, possibilitando a conversação entre todos os interlocutores do grupo. Entretanto, quando usado no contexto educacional há a ameaça do professor se tornar o centro das atenções, promovendo uma utilização do bate-papo que se assemelha mais ao modelo um-todos. Para analisar a relação entre os sujeitos de uma sessão de bate-papo, foi proposto na presente pesquisa um modelo de análise da centralidade da conversação em sessões de bate-papo educacional, visando identificar se a conversação ocorreu centrada no professor ou em rede. Isso nos faz questionar as práticas pedagógicas online que estão sendo realizadas por meio do bate-papo: o professor-mediador está promovendo a colaboração entre os alunos ou está reforçando a assimetria comunicacional entre professor-aluno? Diferentemente do que se espera, muitas sessões de bate-papo são realizadas de modo centrado no professor, conforme discutido nesta pesquisa.

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Publicado
27/10/2017
SILVA, Valleska; PIMENTEL, Mariano; RODRIGUEZ, Ricardo; DIAS, Vânia Maria Félix. Análise da Conversação no Bate-papo: em Rede ou Centrada no Professor?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 677-686. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.677.