O Ensino de Linguagem de Programação na Educação Básica Através da Robótica Educacional: Práticas e a Interdisciplinaridade.

  • Thaise de Amorim Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Fábio Cristiano Souza Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Patrícia da Rocha Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Danielle Juliana Silva Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Resumo


O ensino de linguagens de programação na educação básica é um tema muito debatido entre os pesquisadores da área de computação. Em certa medida, se deve aos benefícios que esse tipo de ensino pode trazer para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho vem apresentar um relato de experiência, que teve como objetivo promover o ensino de programação de computadores por meio da robótica educacional, para alunos do ensino fundamental da rede pública. A metodologia utilizada baseou-se no construcionismo, uma teoria que ver a obtenção do aprendizado através da construção de atividades práticas. Como resultados, ao final do projeto os alunos desenvolveram e apresentaram dois projetos robóticos, utilizando materiais recicláveis.

Referências


BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori et al. Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2009. p. 1811-1820.

CARDOSO, Rogério; ANTONELLO, Sérgio. Interdisciplinaridade, programação visual e robótica educacional: relato de experiência sobre o ensino inicial de programação. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1255.

COD.ORG. Sobre Nós. Disponível em: <https://br.code.org/about>. Acesso em: mar. 2017.

DO ROCIO ZILLI, Silvana. A robótica educacional no ensino fundamental: Perspectivas e prática. 2004. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

DOS SANTOS, Erika Raquel Silva; CRISTIANO, Fábio; NETO, Ivaldo Barbosa Da Mota. Raciocínio Lógico e Computação: Descobrindo Estratégias de ensino por meio da Olimpíada Brasileira de Informática. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 266.

HAPYYCODE. O ensino de programação e robótica no Brasil e no mundo. Disponível em: <http://www.happycode.com.br/ensino-de-programacao-e-robotica/>. Acesso em: mai. 2017.

JUNIOR, A. DE L. C. et al. Utilização de robótica livre com dispositivos móveis no ensino de lógica de programação para alunos do Ensino Fundamental. XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação TISE 2014. Anais...2014.

MONTEIRO, David et al. Uma Experiência do Uso Do Hardware Livre Arduino no Ensino De Programação De Computadores. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2016. p. 51.

ORO, Neuza et al. Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental: A interdisciplinaridade por meio do Software Scratch. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 102.

QUEIROZ, Rubens Lacerda; SAMPAIO, Fábio Ferrentini. DuinoBlocks4Kids: Um ambiente de programação em blocos para o ensino de conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional. Anais do CSBC, p. 2086-2095, 2016.

SCAICO, P. D. et al. Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n. 02, p. 92, 2013.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Thaise de Amorim; OLIVEIRA, Fábio Cristiano Souza; MOREIRA, Patrícia da Rocha; MARTINS, Danielle Juliana Silva. O Ensino de Linguagem de Programação na Educação Básica Através da Robótica Educacional: Práticas e a Interdisciplinaridade.. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 687-694. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.687.