Escola Digital Fortaleza: Uso de Objeto Digital de Aprendizagem na Perspectiva de Inovação das Práticas Pedagógicas

  • Selma Sales Secretaria Municipal da Educação (SME) / Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)
  • Wladia Belém Moreira Secretaria Municipal da Educação (SME) / Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)
  • Marcos Dionisio Nascimento Secretaria Municipal da Educação (SME) / Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)
  • Renata Ribeiro E. I. Pesquisas

Resumo


O trabalho discute o contexto da Plataforma Escola Digital XX no cenário da formação continuada e em serviço dos professores readaptados. Ele toma essa conjuntura para analisar se a partir do conhecimento e acesso à referida plataforma houve a valorização e o uso das tecnologias digitais na educação nas escolas municipais de XX. Com esse propósito, procura-se investigar aqui, quem são e qual é o perfil desses docentes ao mesmo tempo em que analisa se os saberes aprendidos na formação contribuíram para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras a partir do uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). Resultante desse esforço analítico depreende-se que a plataforma indicada constitui um ambiente favorável ao processo de incorporação qualificada da tecnologia digital no planejamento pedagógico, e demonstrou por sua vez, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para o efetivo uso de ODA na sala de aula.

Referências

Castro-Filho, J. A. (2007) "Objetos de Aprendizagem e sua Utilização no Ensino de Matemática", IX Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte, MG. p. 2 Disponível em: <link>. Acesso em: julho de 2016. ________POR QUE USAR UM ODA, 26/11/2016 – Disponível <http://slideplayer.com.br/slide/350698> Acesso janeiro de 2017.

Coelho, A.S; Ribeiro, R.A; Mandaji, M.dos Santos; Costa, V.do Vale: Aprendizagem colaborativa: blogs, wikis e redes sociais no cotidiano da educação – Da Internet para a Sala de Aula – educação, tecnologia e comunicação no Brasil Jundiaí – São Paulo, 2016 pág. 57

Currículo Mais. Entrevista com Nukácia Araújo. 2'50''. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=b1wwHpENGJs > Acesso em: agosto de 2014

Dormann, P. F. Atributos favoráveis à motivação para visitação de um site: estudo de um portal educacional. 2003. 93 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Escola de Administração, PPGO, UFRGS, Porto Alegre, 2003.

Encontros à distância- Março -Rede Escola Digital- Direção Sarah Faleiros – 1'53'' Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j8tVjNz3kHs> Acesso em: março de 2017

Ferro, M. R. da C.; Nascimento Jr., H. M.; Paraguaçu, F.; Costa, E. de B; Monteiro, L. A. L. Um modelo de sistema de recomendação de materiais didáticos para ambientes virtuais de aprendizagem. Anais do XVII WIE, Aracaju. 2011. Disponível em: <ttp://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1643/1408>. Acesso em: abril de 2017.

Souza T. I. A, Nunes A. O., Vasconcelos F. H. L., Andriola W. B., Mota J. C. M. 1, Almeida A. L. F. (2015). Aplicação de Técnicas de Exploração de Dados como Apoio a Avaliação de Atividades Desenvolvidas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - p. 530. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015), Disponível em <http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6054/4242>. Acesso em: janeiro de 2016.

Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015 [livro eletrônico] = Survey on the use of information and communication technologies in brazilian schools: ICT in education 2015 / São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br 2016. p. 50. Disponível em: <http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Edu_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf>. Acesso em: julho de 2016.

Wiley, D.A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In D. A. Wiley (Ed.), The Instructional Use of Learning Objects (2000). Versão online: <http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc>, 15 de Fevereiro de 2006.
Publicado
27/10/2017
SALES, Selma; MOREIRA, Wladia Belém; NASCIMENTO, Marcos Dionisio; RIBEIRO, Renata. Escola Digital Fortaleza: Uso de Objeto Digital de Aprendizagem na Perspectiva de Inovação das Práticas Pedagógicas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 715-724. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.715.