Inovação em Projetos de Software aplicada a Soluções Educacionais

  • Ricardo Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de experiência da aplicação de uma abordagem de ensino-aprendizagem visando prover conhecimentos e fomentar habilidades aos estudantes necessários para: entendimento aprofundado de um problema; formulação de um desafio relevante; identificação de oportunidades de inovação; e design e prototipação de uma solução por meio da criatividade e trabalho em equipe. Esta abordagem foi experimentada no contexto de desenvolvimento de soluções baseadas em software para resolver problemas relacionados à educação.

Referências


Borba, A.; Batista, G.; Souza, R. (2016). InnoStartup: a Toolbox for Innovation in Software Development Process. IEEE Latin America Transactions, Vol. 14, No. 8.

Brown, T. (2010). Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.

Clemente, V.; Tschimmel, K.; Vieira, R. (2016). Pensamento criativo e crítico no Desenvolvimento de Produto: uma intervenção didática baseada no Design Thinking. Revista Lusófona de Educação, 32(32), 75-92.

Educadigital, I. (2010). Kit de Design Thinking para Educadores. Disponível em http://www.dtparaeducadores.org.br/. Acessado em Junho de 2016.

França, C.; Falcão, T.; Marinho, M.; Cardoso, M.; Nóbrega, O.; Souza. R; Sampaio, S. (2016). EITA! Uma Proposta Inovadora para um Programa de Pós-Graduação Latu-Sensu em Educação, Inovação e Tecnologia Aplicada. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016).

Kim C.; Mauborgne, R. (2005). A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.

OECD (2014). "Measuring Innovation in Education: A New Perspective, Educational Research and Innovation", OECD Publishing. DOI: 10.1787/9789264215696-en.

Osterwalder, A.; Pigneur, Y. (2011). Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócio. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books.

Ries, E. (2012). A Startup Enxuta. São Paulo, SP: Lua de Papel.

Savery, J.; Duffy, T. (2001). Problem Based Learning: An instructional model and its constructivist framework. CRLT Technical Report No. 16-01. Indiana University.

Scheer, A.; Noweski, C.; Meinel, C. (2012). Transforming Constructivist Learning into Action: Design Thinking in education. Design and Technology Education: An International Journal, 17(3), 8–19.

Silva, A.; Correa, A.; Souza Filho, J.; Souza, R. (2016). Aplicação do Design Thinking em um Problema Educacional: Um Relato de Experiência. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016).

Vianna, M.; Vianna, Y.; Adler, I.; Lucena, B.; Russo, B. (2012). Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro, RJ: MJV Press.

Publicado
27/10/2017
SOUZA, Ricardo. Inovação em Projetos de Software aplicada a Soluções Educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 735-744. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.735.