A lógica de programação como ferramenta para o pensar: entre o concreto e o virtual

  • Débora Valletta Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Melanie Grinkraut Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcus Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Com o aumento no número de tablets entre crianças nos espaços não formais de educação, a escola se deparou com alguns desafios, como considerar o contexto da ubiquidade e a ludicidade em ferramentas voltadas ao ensino de Computação. A pesquisa é qualitativa e de cunho exploratório. O estudo investigou o processo de instrumentalização do artefato Osmo Coding de uma equipe que atua no setor de tecnologias educacionais de uma instituição filantrópica. O experimento teve como objetivo lançar desafios para que eles próprios se apropriassem do sistema. Os resultados evidenciaram que durante a exploração técnica preliminar houve indícios de elementos associados à instrumentação e à instrumentalização do artefato.

Referências

Bononi, B. (2016) Programação e Robótica: por que ensinar para as crianças na escola? Vero. http://www.vero.com.br/programacao-e-robotica-por-que-ensinar-para-as-criancas-na-escola/.

Lévy, P. (2011) O que é virtual. São Paulo: Editora 34, tradução de Paulo Neves.

Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. (2010) Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Moll, A. O. (2016) "Creación de un videojuego de realidad aumentada multisensorial para niños de entre 3 y 11 años". Tese de Doutorado. Universitat Politècnica de València.

Moraes, R.; Galiazzi, M. C. (2007). Análise textual: discursiva. Editora Unijuí.

Papert, S. (2008) A Máquina das Crianças. Porto Alegre: Artmed.

Piaget, J. (1973) Psicologia & Epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária.

Rabardel, P. (1995) Les hommes et les technologies. Paris: Armand Colin.

Santos, L. M. et al. (2014) O OBLABI (Laboratório e Observatório de Práticas Inovadoras em Educação) e a pesquisa sobre tecnologias móveis. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Sarmento, J. et al. (2016) A utilização de dispositivos móveis para produção de Animações: Um relato de experiência. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Valente, J. A. (Org.) (1993). Computadores e Conhecimento: representando a educação. Campinas, SP: UNICAMP (NIED).

Valletta, D. (2014). Gui@ de Aplicativos para Educação Básica: Uma investigação associada ao uso de tablets. Anais XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino da ENDIPE.

__________. (2016a). Anais do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino da ENDIPE.

__________. (2016b). Animação cinematográfica no desenvolvimento de competências educomunicativas, no Ensino Fundamental. In: Anais do VII Encontro Brasileiro de Educomunicação – ABPEDUCOM V GLOBAL MIL WEEK 2016 – UNESCO.

__________. (2016c). Aplicativos para Tablets: Ferramentas para o pensar. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-10, 2016.

Vérrillon, P., Rabardel, P. (1995) Cognition and artefacts: a contribution to the study of thought in relation to instrument activity. European Journal of Psychology in Education, p. 77-101.

Weiser, M. (1991). The Computer for the 21st Century, Scientific American Ubicomp, v. 265, n. 3, p. 66–75.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
VALLETTA, Débora; GRINKRAUT, Melanie; BASSO, Marcus. A lógica de programação como ferramenta para o pensar: entre o concreto e o virtual. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 785-794. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.785.