Abordagem de recomendações de design da Interação Criança-Computador no curso de formação de professores em uma linguagem de programação visual em blocos

  • Esteic Janaina Santos Batista UFMS
  • Camila Silva UFMS
  • Anderson Lima UFMS

Resumo


Este estudo analisa jogos desenvolvidos na linguagem de programação visual em blocos oriundos de projetos finais de um curso de Scratch para professores. A análise dos jogos voltou-se em verificar se os jogos desenvolvidos por estes professores estavam adequados para a faixa etária do público a que se destinava, sendo, na sua totalidade, crianças. Para a análise destes jogos foram levados em consideração alguns elementos de design, e, também, a avaliação por crianças do ensino fundamental. Discute-se ainda, a importância de um curso de formação de professores que apresente essas recomendações, contribuindo para que os objetos educacionais cumpram, de forma mais efetiva, seus objetivos em sala de aula.

Referências

Andrade, M., Neto, N., de Sousa, D. F., Chaves, R., & Carvalho, G. (2015) "Análise dos Fatores Críticos para o Sucesso de Cursos de Graduação em Computação: um estudo de caso na Região Amazônica" In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 574).

Batista, E. J. S., Castro Jr, A., Cantero, S., Bogarim, C. A. C., e Larrea, A. A. (2016) "Uso do Scratch no ensino de programação em Ponta Porã: das séries inicias ao ensino superior" In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 22, No. 1, p. 565).

Batista, E. J. S., de Castro, C. P. C., & de Castro, A. A. (2016) "Development of learning objects on scratch: Training of teachers of information and communication technologies" In Learning Objects and Technology (LACLO), Latin American Conference on (pp. 1-5). IEEE.

Bezerra, A. C. M. (2010) "Design da navegação em sites infantis educacionais: os efeitos no desempenho das tarefas", Tese da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Dalmoro, M., e Vieira, K. M. (2013) "Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?" Revista gestão organizacional, 6(3).

da Silva, T. G., e Muller, F. M. (2012) "Jogos sérios em mundos virtuais: uma abordagem para o ensino-aprendizagem de teste de software" Master's thesis, Universidade Federal de Santa Maria.

Fabossi, L. A. e Guimarães, A. L. S. V. (2014) "Design de interface voltado a crianças em educação infantil" UTFPR faz pesquisa em design.

Hourcade, J. P.(2015) "Child-computer interaction". Disponível em: http://homepage.cs.uiowa.edu/~hourcade/book/index.php. Acesso em 18 março de 2017.

Machado, L. S., Ronei M. M. e Nunes, F. (2009) "Serious games para saúde e treinamento imersivo." Abordagens Práticas de Realidade Virtual e Aumentada 1: 31-60.

Mano, A. (2005) "Interfaces de computador para crianças–avaliação e construção" Universidade do Minho.

Preece, J, Rogers, Y. e Sharp, H. (2013) "Design de interação: Além da interação humano-computador", 3. ed. Porto Alegre: Bookman.

Resende, C. A. T. D. S. (2010) "Design de interacção centrado nas crianças: estudo do caso Biblon" (Master's thesis, Universidade de Aveiro).

Sesame Workshop (2012) "Best practices: designing touch tablet experiences for preschoolers". Disponível em: <http://www.sesameworkshop.org/assets/1191/src/Best%20Practices%20Document%2011-26-12.pdf>. Acesso em 18 março de 2017.

Valente, J. F. P. (2011) "Avaliação da Usabilidade e Diversão em Interfaces Web para Crianças-caso de estudo escolinhas.pt" Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação Tese de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
BATISTA, Esteic Janaina Santos; SILVA, Camila; LIMA, Anderson. Abordagem de recomendações de design da Interação Criança-Computador no curso de formação de professores em uma linguagem de programação visual em blocos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 835-844. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.835.