Letramento digital na EJA: integrando Cultura Digital, Língua Portuguesa e Literatura

  • Juçara Benvenuti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Clevi Elena Rapkiewicz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo


Este artigo apresenta o trabalho realizado por meio da integração entre Cultura Digital, Língua Portuguesa e Literatura com alunos de EJA. As ações pedagógicas uniram os temas educação e trabalho para expandir a visão que os alunos já trazem consigo ao chegar à escola. Esta proposta surgiu após o estudo que apontou que o letramento está muito além da alfabetização, devido às implicações sociais do uso da leitura e da escrita (Magda Soares), o qual pode também antecipar que o processo de letramento digital está além da inclusão digital ao preconizar o uso social das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Uma metodologia dinâmica e variada garantiu resultados que apontam avanço no modo de raciocinar em rede, desenvolvimento da autoria, além do aumento no letramento digital com apropriação de diferentes ferramentas e recursos.

Referências

BENVENUTI, Juçara. O dueto leitura e literatura na Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Mediação, 2012.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letrame nto e inclusão: do estadonação à era das TIC. DELTA, São Paulo, v. 25, n. 1, 2009.

HEATH, Shirley Brice. "Protean Shapes in Literacy Events: Ever-Shifting Oral and Literate Traditions". In: Tannen, D. (edl.) Spoken and written language: exploring orality and lite racy. Norwood (N.J.): Ablex,. p. 91–117, 1982.

PASSERINO, L. M. MONTARDO, S. P. . Inclusão social via acessibilidade digital: proposta de inclusão digital para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). E-Compós (Brasília), v. 8, p. 118, 2007.

SANTOS, Thessiê; RAPKIEWICZ, Clevi; SANTOS, Victor. Análise de serviços online para produção de histórias em quadrinhos. TISE , p. 674-677, 2014. Disponível em <http://www.tise.cl/volumen10/TISE2014/tise2014_submission_206.pdf>. Acesso em 20 junho 2017.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4ª Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010

______. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão. Letrame nto no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.

STREET, Brian V. (1984). Lite racy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press.

WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e Inclusão Social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC, 2006
Publicado
27/10/2017
BENVENUTI, Juçara; RAPKIEWICZ, Clevi Elena. Letramento digital na EJA: integrando Cultura Digital, Língua Portuguesa e Literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 964-973. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.964.