Avaliação do Nível de Alfabetização Computacional de Indivíduos Egressos do Ensino Médio: Uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Williane Rodrigues de Almeida Silva Universidade de São Paulo - USP
  • Edmir Parada Vasques Prado Universidade de São Paulo - USP

Resumo


Diversas são as facilidades disponibilizadas para os indivíduos habilitados no uso da TIC. Entretanto, destaca-se a relevância dessa habilitação no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, no qual os indivíduos são constantemente chamados à execução de atividades apoiadas por computadores e aplicativos. Constata-se que a autoaprendizagem sobre TIC é restrita a alguns aspectos específicos, e considerada insuficiente para um preparo minimamente adequado. Com o objetivo de identificar estudos relacionados a instrumentos que avaliam o grau de conhecimentos e habilidades relacionados a Alfabetização Computacional, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura.

Referências


Aureliano, V. C. O. and Tedesco, P. C. A. R. (2012). "Ensino-aprendizagem de programação para iniciantes: uma Revisão Sistemática da Literatura focada no SBIE e WIE". Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE), vol. 23, n. 1.

Costa, C. S. (2010). "Uma abordagem baseada em evidências para o gerenciamento de projetos no Desenvolvimento distribuído de software". Dissertação de Mestrado, UFP, 170p.

Coutinho, C. P. and Lisbôa, E. S. (2011). "Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI". Revista de Educação, 18(1): 5-22.

Dednam, E. (2009). "Away with computer literacy modules at universities, or not?" In: Proceedings of the 2009 Annual Conference of the Southern African Computer Lecturers' Association, p. 23-32, ACM.

Deursen, A. J. V. and Dijk, J. A. V. (2009). "Using the internet: skill related problems in users' online behavior". Interacting with computers, Elsevier, v. 21, n. 5, p. 293-402.

Filatro, A. and Piconez, S. C. B. (2014). "Design instrucional contextualizado-educação et". Senac.

Grncharovska, S. P. et al. (2016). "The impact of the students' gender an high school type on the level of digital competency development for lifelong learning". Journal of Education an Practice, v. 7, n. 24, p. 108-114.

Gupta, G. K. (2006). "Computer Literacy: Essential in today's computer-centric world". ACM SIGCSE Bulletin, ACM, v. 38, n.2, p. 115-119.

Kegel, R. H. P. and Wieringa, R. J. (2016). "Measuring computer literacy without questionnaires". p. 61-65.

Khoo, E., Hight, C., Cowie, B., Torrens, R. and Ferrarelli, L. (2014). "Software literacy and student learning in the tertiary environment: PowerPoint and beyond". Journal of Open, Flexible and Distance Learning, 18(1): 30-45.

Kitchenham, B. A. (2007). "Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering".

Lau, W. W. and Yuen, A. H. (2014). "Developing and validating of a perceived ict literacy scale for junior secondary school students: Pedagogical and educational contributions". Computers & Education, Elsevier, v. 78, p. 1-9.

Lau, W. W. and Yuen, A. H. (2015). "Factorial invariance across gender of a perceived ict literacy scale". Learning and Individual Differences, 41:79-85.

Liao, L. and Pope, J. W. (2008). "Computer Literacy for everyone". Journal of Computing Sciences in Colleges, v. 23, n. 6, p. 231-238.

Moura, E. M. S. (2010). "Inclusão, alfabetização e fluência digital". Trabalho de conclusão de especialização (Pós-Graduação em Mídias na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Likert, Rensis. (1932). "A technique for the measurement of attitudes". Archives of Psychology 140: pp. 1-55.

Ray, N. J. and Hannigan, A. (1999). "A survey of the computer literacy of undergraduate dental students at a university dental school in Ireland during the academic year 1997-98". European journal of dental education, 3(2):56-63.

Shannon, L. (2008). "Information and communication technology literacy issues in higher education". Information Systems Education Journal, 6(23):3-13.

Wang, M. A. and Prado, E. P. V. (2015). "Critérios para avaliação da alfabetização computacional". Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo.

Publicado
27/10/2017
SILVA, Williane Rodrigues de Almeida; PRADO, Edmir Parada Vasques. Avaliação do Nível de Alfabetização Computacional de Indivíduos Egressos do Ensino Médio: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1003-1012. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1003.