Tecnologias na educação: Utilização do software de autoria Hot Potatoes na aprendizagem de geografia

  • Luiz Santos Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Nívia Santos Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Daniele Noronha Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Janemar Hounsell Escola Municipal Ana Mota Braga

Resumo


Este artigo apresenta o uso de tecnologia educativa visando promover um ensino inovador através de atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Computação aplicado numa escola pública municipal de ensino fundamental, inserindo o software de autoria hot potatoes como ferramenta didática no conteúdo climas e biomas da disciplina de geografia. O objetivo foi promover uma construção de atividades através do software de modo que os alunos possam compreender melhor o assunto abordado em sala. A pesquisa de caráter exploratório contou com a participação de 28 alunos de 11 a 13 anos. A coleta de dados foi feita através de teste e questionário aplicado aos estudantes antes e depois da aplicação do software.

Referências


Bastos, B. L., Borges, M., & D'Abreu, J. (2010). Scratch, Arduino e o Construcionismo: ferramentas para a educação. Seminário de Tecnologia Educacional de Araucária.

Brasil, Secretaria de Educação Fundamental do (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. 3.ed. Brasília: MEC, vol 1.

Leffa, V. J. (2006). Uma ferramenta de autoria para o professor: o que é e o que faz. Porto Alegre, Letras de Hoje.

Mayer, R. E. (2009). Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia. In G. L. Miranda (Ed.), Ensino online e aprendizagem multimédia (pp. 207-237). Lisboa: Relógio D'água.

Moran, J. M. (2007). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora.

Papert, S. (2008). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Artmed.

SBC. Sociedade Brasileira de Computação (2002). Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação. Disponível em: <http://www.sbc.org.br>. Acesso em: 18 de Jun. 2016.

Santos, N. L, Santos, L. S, Hounsell, J., Noronha, D.P. (2016). Softwares educacionais: O papel do licenciado em computação na escola. In: Anais do V Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Computação (Mostra Prática de Informática na Educação). Uberlândia: SBC.

Valente, José Armando (1993). "Por Quê O Computador Na Educação?" In Computadores E Conhecimento: Repensando a Educação. Unicamp/Nied.

Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Luiz; SANTOS, Nívia; NORONHA, Daniele; HOUNSELL, Janemar. Tecnologias na educação: Utilização do software de autoria Hot Potatoes na aprendizagem de geografia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1022-1031. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1022.