Tem Ideia na Rede: Inserindo o Pensamento Computacional na Rede Municipal de Ensino

  • André Luiz Maciel Santana Universidade do Vale de Itajaí - UNIVALI
  • Elieser Ademir de Jesus Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Larissa Cucco Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Luís Felipe Maciel Santana Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • André Raabe Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Gustavo Ramos Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Resumo


Este relato de experiência apresenta os principais resultados do Tem Ideia na Rede, um evento que promoveu a aprendizagem de computação e programação com estudantes 209 estudantes de 5˚ ao 9˚ de 28 escolas da rede pública. O evento integrou 24 instrutores de informática e cerca de 10 professores de disciplinas como matemática, ciências, geografia, inglês e etc, que atuaram como mediadores do processo. Os resultados de pesquisa indicam que conceitos de programação podem ser abordados no Ensino Fundamental e que o uso de ferramentas sociais como Facebook, Youtube e Whatsapp auxiliam este processo. Além disso, durante as etapas de avaliação ficou claro que os principais ganhos da aprendizagem de computação ocorrem quando os estudantes se sentem motivados com seu projeto e que o processo de avaliação deve valorizar a trajetória e evolução de projeto. Como resultados para comunidade, o evento passou a integrar o calendário escolar da cidade.

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Publicado
27/10/2017
SANTANA, André Luiz Maciel; JESUS, Elieser Ademir de; CUCCO, Larissa; SANTANA, Luís Felipe Maciel; RAABE, André; RAMOS, Gustavo. Tem Ideia na Rede: Inserindo o Pensamento Computacional na Rede Municipal de Ensino. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1032-1041. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1032.