"Inglês sem distância": Um relato de experiência de oferta de um minicurso de Inglês a distância para alunos do interior de Pernambuco
Resumo
O estudo relatado neste artigo apresenta a experiência de oferta de um minicurso de Inglês a distância para alunos do curso de Pedagogia na modalidade EAD da UFRPE e residentes no interior do estado de Pernambuco. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos alunos sob uma perspectiva social após a experiência de realizar o minicurso. Os resultados obtidos apontam que o minicurso representou uma primeira oportunidade de contato com a língua inglesa para a maioria dos alunos e estimulou-os a continuar em busca da aquisição da língua, o que pode oferecer-lhes mais e diferentes condições de posicionamento na sociedade.
Referências
Harmer, J. (2007) "The practice of English Language Teaching". Pearson. Longman. Cambridge, Uk.
Levy, P. (1999) "Cibercultura".São Paulo: Ed. 34.
Malaquias, F.; Junior, E.; Cardoso, A.; Santos, C.; Pacheco, M. (2012) "VirtualMat: um ambiente virtual de apoio ao ensino de Matemática para alunos com deficiência mental". Revista Brasileira de Informática na Educação, v.20, n.2.
Marcuschi, L. A. (2004)"Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital". In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna.
Masetto, M. (2012) "Mediação pedagógica e o uso da tecnologia". In: ______Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 19 ed. Campinas, SP: Papirus.
Motteram, G. (org) (2013) "Innovations in learning for English language teaching". British Council.
Paiva, V. L M. O. (2001)"A WWW e o Ensino de Inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada". v. 1, n1, p. 93-116.
Santos, W.; Rafalski, J. (2014) "Oficina de inclusão digital para a construção social: estudo de caso no CEET Vasco Coutinho Espírito Santo". Revista Brasileira de Informática na Educação, v.22, n.3.
Williams, M.; Burden, R. (1997)"Psychology for Language Teaching".Oxford University Press.