Tecnologia móvel e ubíqua na educação: uma análise com base em revisão sistemática.
Resumo
As tecnologias móveis e ubíquas estão se tornando tendências cada vez mais utilizadas no processo educacional e é notória a necessidade de um estudo aprofundado em relação ao tema. O seguinte artigo tem como objetivo analisar a relevância dos materiais científicos, metodologias e resultados mensurados nos estudos dessas tendências no processo de ensino/aprendizagem, usando a revisão sistemática como metodologia para verificar se as mesmas são favoráveis à educação. O protocolo é composto por quatro questões de pesquisa, dentre elas destaca-se a quarta "Quais as contribuições positivas foram viabilizadas pelas tecnologias móveis e ubíquas em sistemas para ensino/aprendizagem?". A aplicação dos critérios de exclusão e inclusão culminou na seleção e análise de 19 artigos publicados no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE entre 2007 e 2017, além do uso de uma string de busca relacionada ao tema. Dentre os resultados obtidos destaca-se a contribuição positiva destas tecnologias, como exemplo o aumento de engajamento, o incentivo e a concentração no processo de ensino/aprendizagem.
Referências
MORAN, José Manoel. A educação que desejamos. Novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2013.
Pelissoli, L., & Loyolla, W. (2004). Aprendizado móvel (M-Learning): dispositivos e cenários. In Actas do congresso Internacional de Educação a Distância, Brasil. Recuperado de http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/074-TC-C2.html. Acessível em (Vol. 15, pp. 03-06).