Ações em inclusão digital baseadas nos princípios de liberdade, colaboração e compartilhamento do conhecimento
Resumo
Este artigo descreve as experiências de inclusão digital realizadas pelo Programa Onda Digital (POD) destacando a forma como utilizamos os princípios de liberdade, colaboração e compartilhamento de conhecimento defendidos pelos movimentos de software livre, recursos educacionais abertos, dados abertos e acesso aberto, neste trabalho denominados por movimentos de tecnologias abertas. A utilização de tecnologias abertas para inclusão digital traz diversas possibilidades com grande potencial para democratização do conhecimento, oportunidades de acesso à novas tecnologias para comunidades menos favorecidas e despertam para novas formas de aprender.
Referências
Barbosa, A. F. (2016). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros [livro eletrônico]: Tic domicílios 2015.
Canez, A. V. and Severo, C. E. (2016). Implicações do software livre no ensino e aprendizagem: um estudo de caso no ensino médio politécnico. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 22, page 476.
Col, U. (2011). Guidelines for open educational resources (oer) in higher education.
Filho, A. M. d. S. (2003). Os três pilares da inclusão digital. Revista Espaço Acadêmico, 3(24):5.
Freire, P. (2005). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. são paulo: Paz e terra, 1996. Coleção leitura.
Furnival, A. C. and Hubbard, B. (2011). Acesso aberto às publicações cientícas: vantagens, políticas e advocacy. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 2(2):160–177.
Initiative, B. O. A. et al. (2012). Ten years on from the budapest open access initiative: setting the default to open. Eris¸im adresi http://www. budapestopenaccessinitiative.org/boai-10-recommendations.
Leite, F., Amaro, B., Batista, T., and Costa, M. (2012). Boas práticas para a construção de repositórios institucionais da produção cientíca. Brasília: Ibict.
Mazzardo, M. D., Nobre, A., and Mallmann, E. M. (2016). Small open online course com professores do ensino médio: desaos para integrar rea nos materiais e atividades didáticas. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 22, page 669.
Possamai, A. J. (2016). Dados abertos no governo federal brasileiro: desaos de transparência e interoperabilidade.
Pretto, N. D. L. and Bonilla, M. H. S. (2011). Inclusão digital: polêmica contemporânea. SciELO.
Ruediger, M. A., Grassi, A., Falconiery, A., Barbosa, B., Fernandes, J. d. M., and Oliveira, W. (2017). Open data index for brazil. Technical report, FGV DAPP.
Silva, D. d. N. (2015). Recursos educacionais abertos como fontes de informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 20(44).
Silveira, S. A. d. (2003). Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica. Software Livre e Inclusao Digital-Organizadores: Sergio Amadeu de Silveira e Joao Cassino, 7:11.