Desenvolvimento de um Ambiente de Robótica Educacional para o Ensino de Programação com Hardware Livre

  • Rafael Cerci Universidade Federal do Paraná
  • Julio C. S. Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Helio Monte-Alto Universidade Federal do Paraná

Resumo


O uso de tecnologias, tais como a robótica educacional em sala de aula, torna o processo de ensino e aprendizagem mais lúdico, contribuindo para despertar um maior interesse nos estudantes. A ferramenta abordada neste trabalho é um robô que desenha em uma lousa, de fácil manipulação em sala de aula e de baixo custo para a sua construção, por ser baseado em hardware e software livres. Pretende-se, a partir desse protótipo, desenvolver um ambiente integrado de software e hardware como uma versão de um ambiente de programação Logo, no qual os alunos fornecerão comandos similares aos de uma linguagem de programação Logo para que o robô desenhe utilizando conceitos matemáticos, contribuindo para com o desenvolvimento do pensamento computacional e matemático dos alunos. Este trabalho apresenta a montagem do hardware e os testes preliminares que já foram realizados, assim como a arquitetura de software da aplicação projetada e os próximos passos.

Referências


Benitti, F. B. V., Vahldick, A., Urban, D. L., Krueger, M. L., and Halma, A. (2009). Experimentação com robótica educativa no ensino médio: ambiente, atividades e resultados. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1, pages 1811–1820.

Makelangelo (2017). The makelangelo art robot: What is a makelangelo. Disponível em http://www.makelangelo.com/. Último acesso em 24 de junho de 2017.

Maloney, J., Resnick, M., Rusk, N., Silverman, B., and Eastmond, E. (2010). The scratch programming language and environment. Trans. Comput. Educ., 10(4):16:1–16:15.

Papert, S. (1972). Teaching children to be mathematicians versus teaching about mathematics. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 3(3):249–262.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
CERCI, Rafael; FERREIRA, Julio C. S.; MONTE-ALTO, Helio. Desenvolvimento de um Ambiente de Robótica Educacional para o Ensino de Programação com Hardware Livre. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1149-1153. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1149.