Programação em blocos com o Mit App Inventor: Um relato de experiência com alunos do ensino médio

  • Natália Nascimento Leôncio IFTO
  • Claudiany Calaça de Sousa Instituto Federal do Tocantins
  • Rogério Pereira de Sousa UNISINOS
  • Ramásio Ferreira de Melo IFTO

Resumo


Este artigo apresenta uma análise sobre o uso do MIT App Inventor no ensino da lógica de programação de forma interativa, sem que haja um conhecimento cognitivo prévio em programação. Durante o estudo, buscou-se investigar as formas de mediação do App Inventor na aprendizagem, considerando a interação entre aluno e a plataforma. A pesquisa provém da análise quanti-qualitativa das aplicações móveis desenvolvidas pelos alunos em conformidade com os conteúdos passados durante o curso de programação em blocos, ofertado no laboratório móvel da rede Escola técnica aberta do Brasil (e-Tec). Os resultados analisados permitiram a visualização positiva do uso da plataforma como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem da lógica de programação.

Referências


Gomes, Tanciscleide C. S., Melo, Jeane C. B. de. App Inventor for Android: Uma Nova Possibilidade para o Ensino de Lógica de Programação. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Workshops (WCBIE 2013), p. 620-629.

Kutzke, Alexander Robert, Direne, Alexander Ibrahim. Mediação do erro no ensino de programação de computadores: fundamentos e aplicação da ferramenta FARMA-ALG. a. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), p. 1050-105.

Soares, Josiane P. R. dos Santos, Cercil, Rafael G., Monte-Alto, Helio H. L. C. Clube de programação e ocinas como Scratch: um relato de experiência. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), p. 958-962.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
LEÔNCIO, Natália Nascimento; SOUSA, Claudiany Calaça de; SOUSA, Rogério Pereira de; MELO, Ramásio Ferreira de. Programação em blocos com o Mit App Inventor: Um relato de experiência com alunos do ensino médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1159-1163. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1159.