Programação em blocos com o Mit App Inventor: Um relato de experiência com alunos do ensino médio

  • Natália Nascimento Leôncio IFTO
  • Claudiany Calaça de Sousa Instituto Federal do Tocantins
  • Rogério Pereira de Sousa UNISINOS
  • Ramásio Ferreira de Melo IFTO

Resumo


Este artigo apresenta uma análise sobre o uso do MIT App Inventor no ensino da lógica de programação de forma interativa, sem que haja um conhecimento cognitivo prévio em programação. Durante o estudo, buscou-se investigar as formas de mediação do App Inventor na aprendizagem, considerando a interação entre aluno e a plataforma. A pesquisa provém da análise quanti-qualitativa das aplicações móveis desenvolvidas pelos alunos em conformidade com os conteúdos passados durante o curso de programação em blocos, ofertado no laboratório móvel da rede Escola técnica aberta do Brasil (e-Tec). Os resultados analisados permitiram a visualização positiva do uso da plataforma como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem da lógica de programação.

Referências


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Publicado
27/10/2017
LEÔNCIO, Natália Nascimento; SOUSA, Claudiany Calaça de; SOUSA, Rogério Pereira de; MELO, Ramásio Ferreira de. Programação em blocos com o Mit App Inventor: Um relato de experiência com alunos do ensino médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1159-1163. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1159.