Estudo de caso do Arduino como Objeto de Aprendizagem em Introdução à Computação

  • Reno Costa Alencar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE)
  • Jussara Adolfo Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE)
  • Ubirajara Santos Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE)

Resumo


O presente trabalho busca apresentar um estudo de caso do projeto de intervenção aplicada na turma do 1º período de Licenciatura em Computação do IF Sertão – PE. Tendo em vista que no 1º período muitos dos licenciandos estão a ter o primeiro contato com linguagem de programação, além do manuseio de equipamentos eletrônicos, foi proposto elaborar práticas de ensino utilizando a ferramenta Arduino como objeto de aprendizagem para ensinar números binários e desmistificar certos conceitos iniciais de hardware e programação.

Referências


BAMPI, Matheus D.; REINALDO, Bruno de S.; SAMPAIO, Felipe M. Kit-Log: Objeto de Aprendizagem para Auxílio no Processo de Ensino-Aprendizagem de Lógica de Programação. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016).

BRANCO NETO, W. C.; SHCUVARTZ, A. A. (2007). Ferramenta Computacional de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem dos Fundamentos de Programação de Computadores. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).

SILVA, J. L. S.; MELO, M. C.; CAMILO, R. S.; GALINDO, A. L; VIANA, E. C. Plataforma Arduino integrado ao PLX-DAQ: Análise e aprimoramento de sensores com ênfase no LM35. XIV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE). Feira de Santana, BA. 2014.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
ALENCAR, Reno Costa; MOREIRA, Jussara Adolfo; NOGUEIRA, Ubirajara Santos. Estudo de caso do Arduino como Objeto de Aprendizagem em Introdução à Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1164-1168. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1164 .