Proposta de um Modelo de Ensino para Aplicabilidade do PBL utilizando Recursos AVAs para Alunos do Ensino Médio

  • Marília Nayara Clemente de Almeida Lima Universidade de Pernambuco
  • Wylliams Santos Universidade de Pernambuco / Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


Objetivo: Propor um modelo de ensino que utilize a metodologia de ensino PBL e recursos AVAs para alunos do Ensino médio. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa básica. Resultados: Obteve a proposta do modelo de ensino, assim como sua descrição e utilização tanto pelo professor quanto pelos discentes. Conclusão: Espera-se resultados satisfatórios, pois outros estudos apresentaram bons resultados com a adoção de recursos semelhantes; dessa forma os discentes poderão melhorar sua comunicação e espírito de liderança.

Referências


Almeida, G. K. F. C., Almeida, W. R. M., Júnior, A. C. P. R.and Lima, T. D. V., and Magalhães, Y. C. (2016). Development of a clustering algorithm tool to give support for working group training environments teaching learning considering socio-affective factor. CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, pages 2386–2414.

Angelo, M. F. and Bertoni, F. C. (2012). Análise da aplicação do método pbl no processo de ensino e aprendizagem em um curso de engenharia de computação. Revista de Ensino de Engenharia, 30(2):35–42.

de Oliveira, W. L., Dias, A. M., Apolinário Jr, A. L., Duarte, A. A., and de Oliveira, T. (2010). Aplicando pbl no ensino de arquitetura de computadores.

Franco, M. A., Cordeiro, L. M., CASTILLO, R. A. d., et al. (2003). O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na unicamp. Educação e Pesquisa, 29(2):341–353.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 5:61.

Lima, M. N. C. d. A., Rocha, E., Santos, W., Xavier, E., Moutinho, M., Fonseca, J., et al. (2016). Caruaru arretado: Utilização de problem-based learning (pbl) em um curso de desenvolvimento de jogos para alunos do ensino médio. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 354.

Mezzari, A., Iser, I. C., Wiebbelling, A. M. P., and Tarouco, L. M. R. (2011). O uso do problem based learning (pbl) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle. Revista brasileira de educação médica= Brazilian journal of medical education. Vol. 35, n. 1 (2011), p. 114-121.

Moraes, M. d. et al. (2004). A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância.

Pires, M. G., Bertoni, F. C., and Angelo, M. F. (2010). Aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de compiladores em engenharia de computaçao. In PBL 2010 Congresso Internacional, pages 8–12.

Rocha, d. S., Lima, M. N. C. d. A., and Santos, W. B. (2016). Problem based learning in the project management classroom. CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, pages 2740–2751.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Marília Nayara Clemente de Almeida; SANTOS, Wylliams. Proposta de um Modelo de Ensino para Aplicabilidade do PBL utilizando Recursos AVAs para Alunos do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1169-1173. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1169.