Clubes de Programação com Scratch nas Escolas e a Interdisciplinaridade

  • Eliana S. Lisbôa Universidade do Minho
  • Helio Monte-Alto Universidade Federal do Paraná
  • Maria L. Silva Universidade Federal do Paraná

Resumo


Este trabalho é o resultado de um estudo com alunos do ensino fundamental participantes do clube de programação realizado na cidade de Palotina-PR, cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional dos discentes de forma interdisciplinar. O referido estudo, no âmbito interdisciplinar, incidiu sobre três disciplinas distintas: Matemática, História e Geografia. Uma das atividades desenvolvidas, no contexto de História e Geografia, teve como foco principal propiciar aos alunos uma reflexão crítica acerca da história do descobrimento do Brasil. Para o feito, os alunos desenvolveram um jogo no ambiente de programação Scratch que simulava o descobrimento do Brasil. Nesse jogo, além dos conteúdos de História e Geografia, foram necessários também conhecimentos de Matemática, essenciais para desenvolvimento de jogos e animações no Scratch. Tendo como base o estudo realizado, observa-se que o ambiente Scratch é uma ferramenta com grande potencial educativo na Educação Básica que permite a criação de programas envolvendo várias áreas do saber de forma interdisciplinar e contextualizada.

Referências

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Publicado
27/10/2017
LISBÔA, Eliana S.; MONTE-ALTO, Helio; SILVA, Maria L.. Clubes de Programação com Scratch nas Escolas e a Interdisciplinaridade. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1174-1178. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1174.