Ensino de programação para o ensino médio com App Inventor: Um relato de experiência extensionista através da colaboração interinstitucional

  • Andrea Bordin Universidade Federal do Pampa
  • Cristiane Gonçalves Pinheiro Universidade Federal do Pampa
  • Nathan Nunes Vargas Gonçalves Universidade Federal do Pampa
  • Jaline Mombach Instituto Federal Farroupilha
  • Paulo Silas Souza Instituto Federal Farroupilha

Resumo


No âmbito educacional, atividades de extensão universitária têm se destacado por permitir que necessidades da comunidade sejam supridas. Neste sentido, este artigo relata as experiências obtidas durante a colaboração entre duas instituições federais de ensino em um projeto de extensão com foco no desenvolvimento do pensamento computacional em alunos de escolas públicas através da ferramenta MIT App Inventor. Foi realizada uma avaliação de satisfação que mostrou que a proposta foi bem recebida pelos alunos. Também percebeu-se o impacto positivo gerado por ações de extensão interinstitucionais, que permitem a troca de conhecimento e recursos entre instituições de ensino em prol do benefício da comunidade.

Referências


Finizola, A. et al. (2014). "O ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o MIT-App Inventor com alunos do ensino médio". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2014. p. 337.

Pereira Júnior. J. et al. (2005). "Ensino de algoritmos e programação: uma experiência no nível médio". In: XIII Workshop de Educação em Computação (WEI'2005). São Leopoldo, RS, Brasil.

Ribeiro, J., Manso, M. e Borges, M. (2016). "Dinâmicas com App Inventor no Apoio ao Aprendizado e no Ensino de Programação". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2016. p. 271.

Vieira, M. e Alves, E. (2015). "Celular e sala de aula: dos limites às possibilidades". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 236.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
BORDIN, Andrea; PINHEIRO, Cristiane Gonçalves; GONÇALVES, Nathan Nunes Vargas; MOMBACH, Jaline; SOUZA, Paulo Silas. Ensino de programação para o ensino médio com App Inventor: Um relato de experiência extensionista através da colaboração interinstitucional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1179-1183. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1179.