Aprendizagem Baseada em Projetos: Relato de Introdução da Lógica no Ensino Fundamental

  • Lucas Tadeu Hinterholz 1Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória (EMNSG)
  • Wilk Oliveira dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo


Este artigo relata o desenvolvimento de um Projeto de Ensino de Lógica em turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Sinimbu/RS. A iniciativa justifica-se pela necessidade de introdução dos estudantes deste nível ao Pensamento Computacional, competência necessária na resolução de problemas de todas as áreas do conhecimento e que tem origem na área da Computação. A metodologia adotada contempla fundamentos de Lógica, organização de estudos por mapas conceituais, aplicação prática em jogos físicos e digitais, pesquisas de campo e proposta de resolução de problema. Os resultados preliminares indicam que o aproveitamento dos alunos tem aumentado ao longo das atividades.

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Publicado
27/10/2017
HINTERHOLZ, Lucas Tadeu; SANTOS, Wilk Oliveira dos. Aprendizagem Baseada em Projetos: Relato de Introdução da Lógica no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1154-1158. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1154.