O Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação como uma Ferramenta Pedagógica para Auxiliar a Aprendizagem de Matemática: Um Relato de Experiência

  • Claudivan Cruz Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Maria do Socorro dos Santos Guedes Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Enos Andrade Diniz Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Rakel Pereira de Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Isolda Bezerra Pereira Universidade Estadual da Paraíba

Resumo


O aprendizado de algoritmos e lógica de programação (ALP) é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas. Entretanto, o ensino de ALP tem sido pouco explorado como uma ferramenta pedagógica para auxiliar na aprendizagem de matemática e melhorar a capacidade de resolver problemas matemáticos. Este artigo relata uma experiência de ensino de ALP para alunos do 5º ano do ensino fundamental, cujo enfoque foi na criação de programas que aplicaram os conceitos de matemáticos estudados em sala de aula. Os resultados obtidos nesta experiência indicaram que o ensino de ALP pode estimular o interesse pela matemática e melhorar a compreensão da matemática.

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Publicado
24/10/2016
LOPES, Claudivan Cruz; DUARTE, Maria do Socorro dos Santos Guedes; SOUSA, Enos Andrade Diniz; SOUZA, Rakel Pereira de; PEREIRA, Isolda Bezerra. O Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação como uma Ferramenta Pedagógica para Auxiliar a Aprendizagem de Matemática: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 41-50. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.41.