Aprendizagem colaborativa e conectivismo pedagógico no Facebook

  • Adriana Souza Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
  • Henrique Schneider Universidade Federal de Sergipe

Abstract


The article discusses the theoretical foundations that underlie learning and communication within the context of an experience with use of the Facebook social networking platform , whose problem lies in the way the teacher can take ownership of the convergence of media resources provided by online social networks promote a more effective learning and what are the main difficulties faced in its realization. The data presented are from a Master's dissertation that deals with the pedagogical praxis mediated Connectivism , using as a social networking platform Facebook, emphasizing the vision of the future teachers in the use of technology in the process.

References

Bohn, V. C. R. Comunidades de pratica na formação docente: aprendendo a usar ferramentas da web 2.0. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

Castells, M. Sociedade em Rede. Tradução: Roneide Venâncio Majer; 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Gallana, L. M. R. Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiências com uso de tecnologias em sala de aula. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas – SP, 2013.

Imbernón, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Libâneo, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.

Mattar, J. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

Mota, J. C. "Da web 2.0 ao e-learning 2.0: aprender na rede". Dissertação de mestrado. Universidade Aberta. Lisboa, Portugal, 2009.

Palloff, R. M.; Pratt, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Renó, D. P., Versuti, A., Renó, L. T. L. Transmediação e conectivismo: contemporaneidade para a educação. In: Linhares, R. N., Lucena, S. Versuti, A. (org.) "As redes sociais e seu impacto na cultura e na educação do século XXI". Fortaleza: Edições UFC, 2012.

Santaella, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Schön, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Sibilia, P. "Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão". Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Siemens, G. "Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital". Trad. Bruno Leite, 2004. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/66317606/Conectivismo-uma-Teoria-Para-a-Era-Digital. Acessado em: 04.02.2014.

Souza, A. A. N. Uso do Facebook como ambiente de aprendizagem: análise da praxis presencial mediada pelo conectivismo pedagógico. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: SE, 2015.

Souza; Schneider, H. N. O Facebook como espaço de interação, colaboração e aprendizagem: uma reflexão sob a perspectiva discente. In: "Anais do XX Workshop de Informática na Escola". Dourados, MS, 2014.

______. Uso do Facebook como Recurso de Avaliação da Aprendizagem. In: "Anais do XIX Workshop de Informática na Escola". Campinas, SP, 2013.

Vygotsky, L. S. Pensamento e Linguagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Published
2016-10-24
SOUZA, Adriana; SCHNEIDER, Henrique. Aprendizagem colaborativa e conectivismo pedagógico no Facebook. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 81-90. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.81.