Aprendizagem colaborativa e conectivismo pedagógico no Facebook

  • Adriana Souza Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
  • Henrique Schneider Universidade Federal de Sergipe

Resumo


O artigo discute as bases teóricas que fundamentam a aprendizagem e comunicação dentro do contexto de uma experiência com uso da plataforma de rede social Facebook, cuja problemática está situada na forma como o professor pode se apropriar da convergência de recursos midiáticos proporcionada pelas redes sociais online a fim de promover uma aprendizagem mais efetiva e quais as principais dificuldades enfrentadas em sua realização. Os dados apresentados são oriundos de uma dissertação de Mestrado que trata da praxis pedagógica mediada pelo conectivismo, utilizando como plataforma de redes sociais o Facebook, enfatizando a visão dos futuros docentes quanto à utilização das tecnologias no processo.

Referências

Bohn, V. C. R. Comunidades de pratica na formação docente: aprendendo a usar ferramentas da web 2.0. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

Castells, M. Sociedade em Rede. Tradução: Roneide Venâncio Majer; 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Gallana, L. M. R. Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiências com uso de tecnologias em sala de aula. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas – SP, 2013.

Imbernón, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Libâneo, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.

Mattar, J. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

Mota, J. C. "Da web 2.0 ao e-learning 2.0: aprender na rede". Dissertação de mestrado. Universidade Aberta. Lisboa, Portugal, 2009.

Palloff, R. M.; Pratt, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Renó, D. P., Versuti, A., Renó, L. T. L. Transmediação e conectivismo: contemporaneidade para a educação. In: Linhares, R. N., Lucena, S. Versuti, A. (org.) "As redes sociais e seu impacto na cultura e na educação do século XXI". Fortaleza: Edições UFC, 2012.

Santaella, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Schön, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Sibilia, P. "Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão". Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Siemens, G. "Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital". Trad. Bruno Leite, 2004. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/66317606/Conectivismo-uma-Teoria-Para-a-Era-Digital. Acessado em: 04.02.2014.

Souza, A. A. N. Uso do Facebook como ambiente de aprendizagem: análise da praxis presencial mediada pelo conectivismo pedagógico. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: SE, 2015.

Souza; Schneider, H. N. O Facebook como espaço de interação, colaboração e aprendizagem: uma reflexão sob a perspectiva discente. In: "Anais do XX Workshop de Informática na Escola". Dourados, MS, 2014.

______. Uso do Facebook como Recurso de Avaliação da Aprendizagem. In: "Anais do XIX Workshop de Informática na Escola". Campinas, SP, 2013.

Vygotsky, L. S. Pensamento e Linguagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Adriana; SCHNEIDER, Henrique. Aprendizagem colaborativa e conectivismo pedagógico no Facebook. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 81-90. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.81.