Dinâmicas com App Inventor no Apoio ao Aprendizado e no Ensino de Programação
Resumo
O App Inventor é um aplicativo gratuito para a criação de outros aplicativos (apps) para dispositivos Android. A ferramenta App inventor não possui uma linguagem de programação específica, utilizando-se de blocos de instruções que podem ser encaixados de forma lógica para o desenvolvimento da aplicação. Este trabalho discute formas de incentivar o uso do App Inventor como ferramenta de ensino de programação e apoio ao aprendizado escolar, avaliando-o em vários aspectos. É proposto um método para utilizar a ferramenta e introduzir os alunos aos primeiros passos da programação. Os resultados deste projeto são as dinâmicas e a avaliação das vantagens potenciais e dos benefícios que essas dinâmicas podem trazer ao aprendizado dos alunos.
Referências
Gomes,T.C.S.;Melo, J.C.B. (2013). "App Inventor for Android: Uma nova possibilidade para o ensino de lógica de programação." II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) - Workshops (WCBIE 2013).
Massachusetts Institute of Technology (2016). Disponível em: <http://web.mit.edu/>. Acessado em 11/03/2016.
MIT App Inventor(2016). Disponível em: <http://appinventor.mit.edu/explore/>. Acessado em 08/03/2016.
Parcianello, L; Konzen, P.C (2016). "Docência no ensino superior: o uso das novas tecnologias na formação de professores na licenciatura". Disponível em: <link>. Acessado em 08/03/2016.
Ribeiro,I.(2015). "Redesigning traditional courses: Use of technology in the classroom." ICERI2015:8TH International Conference Of Education, Research and Innovation.
Silva, M.G.M; Consolo, A.T (2007). "Uso de dispositivos móveis na educação – o SMS como auxiliar na mediação pedagógica de cursos a distância". Disponível em:<http://www.5e.com.br/infodesign/146/Dispositivos_moveis.pdf>. Acessado em 10/03/2016.
The Lego Group (2016) - Lego Mindstorms. Disponível em: <link>. Acessado em 11/03/2016.
Valle, E. (2016) - "MIT App Inventor Translated to Brazilian Portuguese"- Disponível em <http://appinventor.mit.edu/explore/blogs/josh/2016/01/mit-0.html>. Acessado em 09/08/2016.