Inovações Tecnológicas em Escolas Públicas: Análise de Fatores Motivadores

  • Nayanne Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Juliana Saraiva Universidade Federal da Paraíba

Resumo


Este artigo propõe investigar fatores que impulsionam professores de Ensino Médio em duas escolas estaduais da Rede Pública a utilizarem os recursos tecnológicos (hardware/software/rede). Esta pesquisa também faz um paralelo com a Teoria das Necessidades Humanas de Maslow. O método de pesquisa utilizado foi entrevista semi-estruturada, realizada com 11 professores. A análise qualitativa utilizou o NVivo para auxiliar na identificação das motivações e resistências em usar tecnologias. Os problemas de infraestrutura da escola foram mencionados como os maiores indícios de desmotivação na adoção de TIC. Por outro lado, o crescimento pessoal e a busca por aumento no rendimento do aluno foram encontrados como fatores motivadores.

Referências

Silva, W. B. (2014) "O uso do computador PROUCA em seis escolas do Distrito Federal". Dissertação (mestrado) Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. P.134.

Toschi, M. S. (2010) "A dupla mediação no processo pedagógico". Goiânia-Goiás.

Mendes, H. B. (2014) "Fatores motivacionais e sua influência no comportamento humano". Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina – UNESC. 60 p.

Pereira, H.I.H. (2011) "Estratégias de motivação dos colaboradores nos sectores públicos e privados". Dissertação de MestradoUniversidade da madeira. p.89.

Filho, A.T.A (2011) " Um mapeamento sistemático de mecanismos para guiar estudos empíricos em engenharia de software." Dissertação de Mestrado Universidade Federal de Pernambuco UFPE. p.100.

Dantas, I.R., melo, D.R.M., Aquino, R.A., Silva, P.O. E Sousa, A.P. (2016) "Descrição da utilização dos recursos digitais nas escolas estaduais da 8ª região de ensino do município de Catolé do Rocha -PB" Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, p. 271-278.

Fróes, I.C., Bottentuir, J.B. (2016), "Tecnologias de informação e comunicação na educação: um estudo exploratório com os alunos do ensino médio de uma escola particular em São Luís – MA"NAMID/UFPB.

Graupmann, O. (2014) "Informática e a Educação: O Paraná Digital e o processo de Informatização nas Escolas Públicas do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória" 136 f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Maringá.

Gil, Antonio Carlos (2010), Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 184p.

Maslow, A. H. A theory of human motivation. (1943) Psychological Review, 50: 390-6.

Max-Neef, Manfred. (1998) "Desarrolo a escala humana". Barcelona: Içaria.

Ribeiro, A.V., Oliveira, C.M., Dias, D.L.M., Martins, L.O., Valim, N.C. (2015)," Teorias motivacionais" Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus de Poços de Caldas .

Santos, C.C.A., Ferro, E.F. (2016), " Motivação no trabalho versus colaboradores terceirizados" Race Revista de administração.

Santo, C.S., (2015) " Fatores motivacionais relacionados ao desempenho dos policiais do 5º batalhão de polícia militar da Paraíba monografia de especialização em gestão pública UFPB.

Santos, J. D., (2015) "A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores" Artigo de revisão Literária, v. 5, n. 2, p. 21-28. Macapá.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Nayanne; ALMEIDA, Carlos; SARAIVA, Juliana. Inovações Tecnológicas em Escolas Públicas: Análise de Fatores Motivadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 291-300. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.291.