Inovações Tecnológicas em Escolas Públicas: Análise de Fatores Motivadores

  • Nayanne Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Juliana Saraiva Universidade Federal da Paraíba

Resumo


Este artigo propõe investigar fatores que impulsionam professores de Ensino Médio em duas escolas estaduais da Rede Pública a utilizarem os recursos tecnológicos (hardware/software/rede). Esta pesquisa também faz um paralelo com a Teoria das Necessidades Humanas de Maslow. O método de pesquisa utilizado foi entrevista semi-estruturada, realizada com 11 professores. A análise qualitativa utilizou o NVivo para auxiliar na identificação das motivações e resistências em usar tecnologias. Os problemas de infraestrutura da escola foram mencionados como os maiores indícios de desmotivação na adoção de TIC. Por outro lado, o crescimento pessoal e a busca por aumento no rendimento do aluno foram encontrados como fatores motivadores.

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Publicado
24/10/2016
SOARES, Nayanne; ALMEIDA, Carlos; SARAIVA, Juliana. Inovações Tecnológicas em Escolas Públicas: Análise de Fatores Motivadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 291-300. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.291.