Experiência no Uso de Ferramentas Online Gamificadas na Introdução à Programação de Computadores
Resumo
A maioria dos alunos que ingressam no ensino superior não possuem o conhecimento básico de programação e acabam tendo muitas dificuldades pela falta de habilidades necessárias, como a resolução de problemas. O objetivo deste artigo é apresentar a experiência no uso de ferramentas online gamificadas na disciplina de Introdução à Programação, tanto para motivar os alunos quanto para avaliar a leitura de códigos de computador e reforçar os conceitos básicos da linguagem, com feedback rápido. Além disso, são apresentadas as características gerais e de gamificação dessas ferramentas.
Referências
Fardo, M. L. A Gamificac ao Aplicada em Ambientes de Aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educac ao, v. 11, p. 1, 2013.
Ferraz, Ana Paula do Carmo Marcheti; Belhot, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p.421-431, jan. 2010.
Hunicke, R.; Leblanc, M.; Zubek, R. MDA: a Formal Approach to Game Design and Game Research. In Proceedings of the Challenges in Games AI Workshop, Nineteenth National Conference of Artificial Intelligence. Press. p. 1-5, 2004.
Kahoot. Make Learning Awesome. Disponível em: <https://getkahoot.com/>. Acesso em: 30/06/2016.
Kapp, K. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012.
Lister, Raymond et al. A Multi-National Study of Reading and Tracing Skills in Novice Programmers, SIGCSE Bulletin, v.36, n. 4, p. 119-150, 2004.
Novak, J. D. & Cañas, A. J. How People Learn. 2009. Disponível em: <http://cmap.ihmc.us/docs/howpeoplelearn.html>. Acessado em 30/05/2016.
Rivera, L. F. Z. and Suescún, C. A. Game-Based Assessment for Radiofrequency Circuits courses in Engineering, In: Frontiers in Education Conference (FIE), El Paso, TX, IEEE, 2015.
Socrative. Visualizing Student Understanding has Never been Clear. Disponível em: <http://www.socrative.com/>. Acesso em: 30/05/2016.