Experiência no Uso de Ferramentas Online Gamificadas na Introdução à Programação de Computadores

  • Claudia Akemi Izeki Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Walter Aoiama Nagai Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Rodrigo Moreira Carvalho Dias Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Resumo


A maioria dos alunos que ingressam no ensino superior não possuem o conhecimento básico de programação e acabam tendo muitas dificuldades pela falta de habilidades necessárias, como a resolução de problemas. O objetivo deste artigo é apresentar a experiência no uso de ferramentas online gamificadas na disciplina de Introdução à Programação, tanto para motivar os alunos quanto para avaliar a leitura de códigos de computador e reforçar os conceitos básicos da linguagem, com feedback rápido. Além disso, são apresentadas as características gerais e de gamificação dessas ferramentas.

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Publicado
24/10/2016
IZEKI, Claudia Akemi; NAGAI, Walter Aoiama; DIAS, Rodrigo Moreira Carvalho. Experiência no Uso de Ferramentas Online Gamificadas na Introdução à Programação de Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 301-310. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.301.