Práticas de Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos: minicurso de Introdução à Informática
Resumo
A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sociedade provocaram mudanças consideráveis nos mais diversos setores. Neste cenário, é preciso que as pessoas acompanhem o desenvolvimento e estejam aptos a utilizarem estas tecnologias de forma significativa. Entretanto, mesmo com a expansão dos últimos anos, alguns grupos não possuem acesso ou não sabem utilizar as TICs, tornando-se excluídos digitais. Dessa forma, torna-se necessário que práticas de inclusão digital sejam desenvolvidas objetivando a integração destes neste novo modelo de sociedade. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) estas ações apresentam maior importância, tendo em vista que irão contribuir para a inclusão social deste público. Nessa perspectiva, integrantes do subprojeto Computação e Informática do PIBID/UFERSA desenvolveram um minicurso de introdução à computação com educandos da EJA de uma escola municipal de Angicos/RN. O minicurso contou com 15 participantes, que tiveram aulas sobre Sistemas Operacionais (Windows), Pacote Office (Word e PowerPoint) e Internet. Durante a aplicação dos conteúdos, os educandos apresentaram algumas dificuldades que foram posteriormente superadas. Ao término do minicurso, os participantes afirmaram terem obtido os conhecimentos acerca da utilização das tecnologias trabalhadas e que estes irão contribuir para sua integração social e profissional. Ao final, concluiu-se que a experiência se mostrou exitosa na promoção da inclusão digital dos educandos da EJA.
Referências
FREIRE, P. (2006) A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 47.ed. São Paulo: Cortez.
FREIRE, P. (1987) Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
GADOTTI, M. (2008) MOVA, por um Brasil Alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire. Disponível em: <link>. Acesso em: out. 2015.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (Orgs.). (2008) Educação de Jovens e Adultos: Teoria, Prática e Proposta. 10. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire.
Gomes, N.G. (2002). Computador na escola: novas tecnologias e inovações educacionais. In: BELLONI, M. L. (Org.). A formação na sociedade do espetáculo. p. 119-134. São Paulo: Loyola.
GULO, C. et al. (2011) Utilizando GCompris na Escola. In: II ENCONTRO NACIONAL DE INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO ENINED 2011, Cascavel. Anais… Cascavel, PR: [s.n.], p. 225-264.
LÉVY, P. (2001) A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço e a consciência. São Paulo: Editora 34.
MIRANDA, M.; MACHADO, R. (2011) Uma proposta de inclusão digital com alunos da educação de jovens e adultos. In: II SEMINÁRIO DE PESQUISA DA NUPEPE 2011, Uberlândia. Anais… Uberlândia, MG: p. 532-544.
SILVA, J. B. G. (2002) Alfabetização tecnológica: alguns aspectos práticos. Boletim EAD, Campinas, n. 41.