Experiência de Uso de Jogos Educacionais Digitais Individuais em Contextos de Colaboração

  • Rachel C. D. Reis Universidade de São Paulo / Universidade Federal de Viçosa
  • Carla L. Rodriguez Universidade Federal do ABC
  • Kamila T. Lyra Universidade de São Paulo
  • Reginaldo Gotardo Cross Reality Sistemas S/A
  • Érica Stamato Cross Reality Sistemas S/A
  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo

Resumo


Os jogos digitais de matemática projetados para crianças do ensino fundamental têm sido largamente investigados por pesquisadores da área de Informática na Educação. Apesar das importantes contribuições, observou-se a carência de estudos científicos que analisem o uso desses jogos em situações colaborativas apoiadas por teorias de aprendizagem. Logo, este artigo tem como objetivo investigar o uso dos jogos da plataforma Educacross a partir de quatro cenários colaborativos fundamentados na teoria de aprendizagem Distributed Cognition. Os resultados obtidos por meio de um estudo de caso mostraram que os alunos desenvolveram outras habilidades cognitivas (atenção e interpretação) que não eram previstas pelos jogos da plataforma.

Referências

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Publicado
24/10/2016
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REIS, Rachel C. D.; RODRIGUEZ, Carla L.; LYRA, Kamila T.; GOTARDO, Reginaldo; STAMATO, Érica; ISOTANI, Seiji. Experiência de Uso de Jogos Educacionais Digitais Individuais em Contextos de Colaboração. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 485-494. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.485.