Ensino de Programação para Crianças através de Práticas Colaborativas nas Escolas

  • Paulo Silas Severo de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFarroupilha)
  • Jaline Gonçalves Mombach Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFarroupilha)

Resumo


Este artigo apresenta relato de experiência de um projeto de extensão para ensino de programação a crianças de escolas públicas. A metodologia que guia o trabalho e baseada no Design Participativo e Práticas Colaborativas usando a ferramenta Scratch. Conclui-se que esta prática teve bons resultados e pode contribuir para desenvolvimento do raciocínio lógico, exigindo dos estudantes habilidades para resolução de problemas e desafios.

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Publicado
24/10/2016
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SOUZA, Paulo Silas Severo de; MOMBACH, Jaline Gonçalves. Ensino de Programação para Crianças através de Práticas Colaborativas nas Escolas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 545-554. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.545.