Karuchã Ships Invaders em Sala de Aula: Relato de Experiência do Uso do Jogo Educacional por Estudantes de Japonês do IFRN

  • Juvane Marciano Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Leonardo Cunha de Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Erica Esteves Cunha de Miranda Universidade Federal do Rio do Grande do Norte (UFRN)
  • Paulo de Tasso Ribeiro de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Resumo


Jogos educacionais são produzidos em ambiente acadêmico, como uma tentativa de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de determinado conteúdo, e sendo comuns os experimentos com usuários potenciais da ferramenta. Para verificar-se, de fato, a eficácia dos jogos, faz-se necessário também realizar um estudo em ambiente real de ensino por um período de tempo maior para se concluir algo mais efetivo em relação ao aprendizado dos estudantes através do uso de software educacional. Neste contexto, este trabalho apresenta o relato de experiência da aplicação de um jogo educacional para ensino de japonês básico in loco em um curso presencial da Língua Japonesa, oferecido durante um semestre letivo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado
24/10/2016
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MARCIANO, Juvane; MIRANDA, Leonardo Cunha de; MIRANDA, Erica Esteves Cunha de; OLIVEIRA, Paulo de Tasso Ribeiro de. Karuchã Ships Invaders em Sala de Aula: Relato de Experiência do Uso do Jogo Educacional por Estudantes de Japonês do IFRN. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 555-564. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.555.