Trabalho Colaborativo com Suporte Digital: uma experiência de formação docente
Resumo
Este artigo descreve um processo de formação de professores do Ensino Fundamental de uma escola contemplada com o Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Os objetivos da pesquisa consistiram em: sondar as expectativas de professores do Ensino Fundamental sobre a oferta de uma formação sobre trabalho colaborativo em rede no Projeto UCA; promover formação acerca do trabalho colaborativo com suporte computacional para professores do Ensino Fundamental; acompanhar o processo formativo e os resultados da formação. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante. Os resultados indicaram que a formação docente propiciou a aquisição de conhecimentos didáticos, técnicos e tecnológicos.
Referências
Almeida, M. E. B.; Prado, M. E. B. B. (2003) "Criando situações de aprendizagem colaborativa". In: IX Workshop de Informática na Escola, pp. 53-60. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/774/760. Acesso em 09 jan. 2012.
______. (2011) Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola. In: Almeida, M. E. B.; Prado, M. E. B. B. (Org.) "O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem". São Paulo: Avercamp.
Aparici, R. e Acedo, S. O. (2010) "Aprendizagem colaborativa e ensino virtual: uma experiência no dia-a-dia de uma universidade a distância", In: Silva, Marco; Pesce, Lucila e Zuin, Antônio. Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wac Editora.
Damiani, Magda Floriana. (2008) "Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios". Educar, Curitiba, Editora UFPR, n. 31, p. 213-230.
Fiorentini, Dario. (2006) Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: Borba, Marcelo de Carvalho; Araújo, Jussara de Loiola (Orgs). "Pesquisa qualitativa em educação matemática". Belo Horizonte MG: Autêntica, 2ed.
Freitas, Maria Teresa de Assunção. (2008) "Computador/internet como instrumentos de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem Psicológica Histórico-Cultural". In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, Universidade Federal de Pernambuco.
Le Boterf, G. (1984) "Pesquisa Participante: propostas e reflexões metodológicas". In: Brandão, C. R. (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Ed. Brasiliense.
Lima, T. C. B. (2008) "Ação educativa e tecnologias digitais: análise sobre os saberes colaborativos". Tese de Doutorado. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará.
Lipponen, L. (2002) "Exploring foundations for computer supported collaborative learning". Department of Psychology, University of Helsinki, Finland. Proceedings of CSCL, page 72. Acesso em 18 nov. 2011.
Lipponen, L., Hakkarainen, K. e Paavola, S. (2004). "Practices and Orientations of Computer Supported Collaborative Learning". In: J. Strijbos, P. Kirschner & R. Martens (eds.). What we know about CSCL, and implementing it in higher education (pp. 31-50). Boston, MA: Kluwer Academic Publishers. In: [link]. Acesso em 28jul14.
Luckin, Rosemary et al. (2005) "Using mobile technology to create flexible learning contexts". Journal of Interactive Media in Education, (22). Disponível em http://jime.open.ac.uk/article/2005-22/299. Acesso em: 20 fev. 2012.
Roschelle, J.; Teasley, S. (1995). The construction of shared knowledge in collaborative problem solving. In: O'Malley, C. E., (ed.), "Computer supported collaborative learning". Pp. 69-97. Springer-Verlag, Heildelberg.
Silva, M. A., Barbosa, Jaiane Ramos e Castro-Filho, José Aires de. (2013) Aprendendo e ensinando colaborativamente com o suporte do laptop educacional. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2013 III Workshop sobre Formação e Experiências Educacionais no Programa Um Computador por Aluno. Campinas-SP, pp. 630-639.
Silva, M. A., Barbosa, Jaiane Ramos e Castro-Filho, José Aires de. (2015) Trabalho Colaborativo: aprendendo e ensinando com o laptop. In: CASTRO-FILHO, José Aires de; SILVA, Maria Auricélia da; MAIA, Dennys Leite (Orgs). Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. Fortaleza: EdUECE.
Stahl, G., Koschmann, T. e Suthers, D. (2006). "Computer-supported collaborative learning: an historical perspective". In: R. K. Sawyer (Ed.), Cambridge handbook of the learning sciences (pp. 409-426). Cambridge, UK: Cambridge University Press. Disponível em: http://gerrystahl.net/cscl/CSCL_Portuguese.pdf in Portuguese. Acesso em 12 dez. 2011.