Cartilha Digital 3D como auxílio à alfabetização e letramento: desenvolvimento de aplicativo móvel com uso de realidade aumentada

  • Alessandro Tetsuo More Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Gabriel Amarante Pereira Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Willian Alexandre da Silva Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Luciene Cavalcanti Rodrigues Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) / Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (Fatec)
  • Naiara Luchini de Assis Kaimoti Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Ana Paula Garrido de Queiroga União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO)

Resumo


A realidade da educação está cada vez mais ligada a tecnologia e deste modo a realidade aumentada (RA) não é novidade, apesar de seu grande potencial ainda é pouco utilizada como apoio a disciplinas e mesmo no processo de letramento, sendo possível exemplificar de modo simples funções e conceitos que eram apenas transmitidos por meio de lápis e papel. Para este projeto foram construídas figuras 3D com as ferramentas Sketchup, Vuforia, Blender e Unity3D, que permitem criar aplicativos de realidade aumentada para fins variados, seja na criação de letras, números, imagens, sólidos geométricos, animações para biologia, geografia, física ou até demonstrar estruturas complexas em 3D, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas.

Referências

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Publicado
24/10/2016
MORE, Alessandro Tetsuo; PEREIRA, Gabriel Amarante; SILVA, Willian Alexandre da; RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; KAIMOTI, Naiara Luchini de Assis; QUEIROGA, Ana Paula Garrido de. Cartilha Digital 3D como auxílio à alfabetização e letramento: desenvolvimento de aplicativo móvel com uso de realidade aumentada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 895-903. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.895.