Cartilha Digital 3D como auxílio à alfabetização e letramento: desenvolvimento de aplicativo móvel com uso de realidade aumentada

  • Alessandro Tetsuo More Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Gabriel Amarante Pereira Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Willian Alexandre da Silva Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Luciene Cavalcanti Rodrigues Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) / Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (Fatec)
  • Naiara Luchini de Assis Kaimoti Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Ana Paula Garrido de Queiroga União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO)

Resumo


A realidade da educação está cada vez mais ligada a tecnologia e deste modo a realidade aumentada (RA) não é novidade, apesar de seu grande potencial ainda é pouco utilizada como apoio a disciplinas e mesmo no processo de letramento, sendo possível exemplificar de modo simples funções e conceitos que eram apenas transmitidos por meio de lápis e papel. Para este projeto foram construídas figuras 3D com as ferramentas Sketchup, Vuforia, Blender e Unity3D, que permitem criar aplicativos de realidade aumentada para fins variados, seja na criação de letras, números, imagens, sólidos geométricos, animações para biologia, geografia, física ou até demonstrar estruturas complexas em 3D, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas.

Referências

[s.a] (2016). Vuforia Getting Started. Disponível em: <https://library.vuforia.com/getting-started>. Acesso em: 10/08/2016.

[s.a.] (2016). Unity Manual. Disponível em: <http://docs.unity3d.com/Manual/index.html>. Acesso em: 10/08/2016.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. (2001) "Informática na Educação." Belo Horizonte: Autêntica, 2001. Disponível em: <link>.

ERLANSARI, A.; SANTOSA, P. I., FERDIANA, R. (2013). Augmented Reality Application for Book Promotion . International Conference on Information Systems for Business Competitiveness (ICISBC 2013).

FERREIRA, Dalva Aparecida et al. (2009) "Letramento: Repensando o ensino da língua escrita." Disponivel em: <link>.

LENDER.ORG. (2015) "Blender." Disponível em: <https://www.blender.org/about/>.

MARTINS, Valéria F. et al. (2014) "PC-AR : Apoio ao Ensino de Organização de Computadores utilizando Realidade Aumentada." 2014. 25o. WIE. CBIE 2014. Disponível em: <link>.

SANTOS, E. T.; MARTINEZ, M. L. (2000) "Software para ensino de geometria e desenho técnico." Ouro Preto: Graphica. Disponível em:<link>.

SILVA, Manoela et al. (2014) "ARJigsawPuzzle: Potencialidades de Uso da Realidade Aumentada no Ensino de Geografia." 2014. 25o. WIE. CBIE 2014. Disponível em: <link>.

SILVA, Wender Antônio da et al. (2010) "Ambientes Interativos e Colaborativos baseados em Realidade Aumentada aplicados à Educação." 2010. 21o. WIE. CBIE 2014 Disponível em: <link>. Acesso em: 12 maio 2015.

VALENTE, José Armando. (1993) "Por quê o computador na educação. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicamp/Nied", p. 24-44, 1993. Disponível em: <link>.

VALENTE, J. A. et al. (1993), "Diferentes usos do computador na educação. Computadores e Conhecimento: repensando a educação", p. 1-23, 1993. Disponível em: <link>.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
MORE, Alessandro Tetsuo; PEREIRA, Gabriel Amarante; SILVA, Willian Alexandre da; RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; KAIMOTI, Naiara Luchini de Assis; QUEIROGA, Ana Paula Garrido de. Cartilha Digital 3D como auxílio à alfabetização e letramento: desenvolvimento de aplicativo móvel com uso de realidade aumentada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 895-903. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.895.