Identidade na Educação de Jovens e Adultos através da integração do Teatro, Música e Cultura Digital
Resumo
A inclusão digital e a docência compartilhada têm constituído ações integradas entre os componentes curriculares de Expressão e Movimento (Teatro, Música, e Educação Física) na escola XYZ . Nesta etapa do trabalho analisa-se os aspectos do reconhecimento de si e da autovalorização da identidade dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de pensadores das áreas da Arte, da Pedagogia e da Informática. O registro das experiências práticas nas área de conhecimento envolvidas possibilitaram a inserção da Informática como aliada no processo da valorização identitária dos alunos e oportunizaram a aproximação dos estudos já realizado ao que ainda deseja-se investigar no campo da inclusão digital para alunos da EJA.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação fundamental. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental, 5ª a 8ª séries. V.3Artes, p. 135-189. Brasília, 2002. Disponível em <link>. Acesso em: maio 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1996.
CAVALHEIRO, E. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. São Paulo, Contexto, 2000.
CURTO, Viviane. Trabalhando com o computador na EJA: uma análise dos relatos das práticas pedagógicas em meio digital com jovens e adultos. Belo Horizonte: 2009.
DESGRANGES, Flavio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras. UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu. v. 10 nº 1 1º sem, 2008. P. 93-103.
PRAIN, Vaugh; HAND, Brian. Writing and learning in secondary science: Rethinking practices. Teacher and Teacher Education. n. 12, 1996, pp. 609-626.
RIBAS, Maria Guiomar de Carvalho. Práticas musicais na Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem geracional. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 21, 124-134, mar. 2009.
SILVA, T. T. A produção social da identidade. In: Identidade e diferença. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2000.
SPOLIN,Viola. Improvisação para teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
VYGOTSKY, Lev. S. O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In: _____. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e Inclusão Social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC, 2006