Robótica Educativa na aprendizagem de Lógica de Programação: Aplicação e análise.

  • Eduardo Cambruzzi Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Rosemberg Mendes de Souza Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo


Nas últimas décadas, o uso da Robótica Educativa como ferramenta de ensino de lógica de programação tem crescido, tanto nas escolas como nas universidades. Ao mesmo tempo que o interesse e o número de projetos para utilização desta ferramenta aumenta no âmbito acadêmico, poucos são os estudos que avaliam sua eficácia como objeto mediador na relação ensino-aprendizagem. Neste artigo, constrói-se, aplica-se e avalia-se Objetos de Aprendizagem baseados na Robótica Educativa como ferramenta de aprendizagem de Lógica de Programação. Os resultados obtidos permitem analisar as contribuições que a Robótica Educativa pode trazer para o aprendizado desta disciplina.

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Publicado
25/10/2015
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CAMBRUZZI, Eduardo; SOUZA, Rosemberg Mendes de. Robótica Educativa na aprendizagem de Lógica de Programação: Aplicação e análise.. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 21-28. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.21.