Brinquedos de Programar na Educação Infantil: Um estudo de Caso

  • André Raabe Universidade do Vale do Itajaí
  • Alzira Josiane Rodrigues Universidade do Vale de Itajaí
  • André Santana Universidade do Vale de Itajaí
  • Marli V. Vieira Universidade do Vale de Itajaí
  • Tatiane do Rosário Universidade do Vale de Itajaí
  • Ana Carolina Carneiro Universidade do Vale de Itajaí

Resumo


O artigo relata a experiência de uso de brinquedos de programar na Educação Infantil em um estudo de caso com 15 crianças de 4 e 5 anos de idade. Brinquedos de programar realizam ações programadas pelas crianças e proporcionam uma forma lúdica de trabalhar conceitos matemáticos e de resolução de problemas neste público. As atividades realizadas são relatadas no artigo seguidas de reflexões apoiadas nos registros das observações de campo. As conclusões indicam a validade do brinquedo de programar enquanto instrumento pedagógico e discutem a dificuldade de compreensão do movimento de rotação do brinquedo pelas crianças.

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Publicado
25/10/2015
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RAABE, André; RODRIGUES, Alzira Josiane; SANTANA, André; VIEIRA, Marli V.; DO ROSÁRIO, Tatiane; CARNEIRO, Ana Carolina. Brinquedos de Programar na Educação Infantil: Um estudo de Caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 42-51. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.42.