Programação de Computadores e Robótica Educativa na Escola: tendências evidenciadas nas produções do Workshop de Informática na Escola
Resumo
Este texto apresenta uma análise sobre as principais tendências em programação de computadores e em robótica educativa na escola, evidenciadas nas produções científicas do Workshop de Informática na Escola, nas dez edições do evento, realizadas de 2005 a 2014. O trabalho adota uma abordagem quanti-qualitativa, a partir da qual identificamos as características das produções publicadas nos anais do referido evento, assim como os softwares e hardwares utilizados, as intenções pedagógicas, as quais evidenciam distintos objetivos de uso das tecnologias. O estudo mostra que em face do desenvolvimento das tecnologias alguns avanços têm sido alcançados de forma incipiente.Referências
LEVY, Pierre. Cibercultura. 3.ed. São Paulo: Ed.34, 2010.
LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na internet kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Ed.rev. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. Tradução de José A. Valente, Beatriz Bitelman e Afira V. Ripper. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
RUSHKOFF, Douglas. As 10 questões essenciais da era digital: programa seu futuro para não ser programado por ele. São Paulo: Saraiva, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
TRENTIN, M. A., PÉREZ, C. A. S., TEIXEIRA, A. C. A robótica livre no auxílio da aprendizagem do movimento retilíneo. In: XIX Workshop de Informática na Escola. Campinas, SP. Unicamp, 2013. p. 51 a 59.
LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na internet kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Ed.rev. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. Tradução de José A. Valente, Beatriz Bitelman e Afira V. Ripper. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
RUSHKOFF, Douglas. As 10 questões essenciais da era digital: programa seu futuro para não ser programado por ele. São Paulo: Saraiva, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
TRENTIN, M. A., PÉREZ, C. A. S., TEIXEIRA, A. C. A robótica livre no auxílio da aprendizagem do movimento retilíneo. In: XIX Workshop de Informática na Escola. Campinas, SP. Unicamp, 2013. p. 51 a 59.
Publicado
25/10/2015
Como Citar
LESSA, Valéria Espíndola; FORIGO, Franciele Meinerz; TEIXEIRA, Adriano Canabarro; LICKS, Gabriel Paludo.
Programação de Computadores e Robótica Educativa na Escola: tendências evidenciadas nas produções do Workshop de Informática na Escola. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2015
.
p. 92-101.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.92.