Programação de computadores para alunos do ensino fundamental: A Escola de Hackers

  • Adriano Canabarro Teixeira Universidade de Passo Fundo
  • Neuza Terezinha Oro Universidade de Passo Fundo
  • Fernanda Batistela Universidade de Passo Fundo
  • João Alberto Ramos Martins Universidade de Passo Fundo
  • Ariane Mileidi Pazinato Faculdade Meridional

Resumo


A programação de computadores vêm sendo utilizada como ferramenta nos laboratórios de informática e nas práticas educacionais em instituições escolares de Passo Fundo/RS através do projeto Escola de Hackers, que teve sua primeira edição em 2014, oferecendo oficinas durante o período de maio a dezembro nos laboratórios de informática de vinte e uma Escolas Municipais. As turmas foram formadas por alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, utilizando o ambiente de programação Scratch. Este artigo tem por objetivo apresentar o projeto Escola de Hackers, sua organização, metodologia e os resultados obtidos na primeira edição.

Referências

GEPID, Universidade de Passo Fundo. Olimpíada de programação de computadores para o ensino fundamental. Disponível em: <http://olimpiada.mutirao.upf.br/programacao/?page_id=15>. Acesso em: 10 jan. 2015.

MARQUES, Maria T. P. M. (2012). Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem. Universidade de Lisboa, 2009. Disponível em: <http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/index.php?option=com_docman&task=doc_

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

RUSHKOFF, Douglas. As 10 questões essenciais da era digital. Programe seu futuro para não ser programado por ele. São Paulo: Saraiva, 2012.

SCRATCH. ABOUT Scratch (Scratch Documentation Site). Disponível em http://info.scratch.mit.edu/About_Scratch. Acesso em: 11 dez de 2014.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
TEIXEIRA, Adriano Canabarro; ORO, Neuza Terezinha; BATISTELA, Fernanda; MARTINS, João Alberto Ramos; PAZINATO, Ariane Mileidi. Programação de computadores para alunos do ensino fundamental: A Escola de Hackers. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 112-121. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.112.