Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente

  • Gislaine Lourenço Rocha Figueiredo Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isaura Alcina Martins Nobre Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo


Esta pesquisa buscou analisar, a partir da percepção dos professores, os desafios na prática docente diante da utilização de tecnologias computacionais na Educação. A metodologia consiste em pesquisa de campo de caráter exploratório descritivo, com a utilização de questionário como instrumento de coleta de dados. O estudo mostrou que as tecnologias mais utilizadas pelos professores são: internet, email, editor de texto, software de apresentação, redes sociais, projetor, kit multimídia e impressora/scanner/multifuncional. Os desafios enfrentados pelos professores são: explorar as potencialidades dos recursos disponíveis, falta de profissionais para a gestão e manutenção dos laboratórios, infraestrutura física e tecnológica dos laboratórios etc.

Referências

Alarcão, I. (2008) "Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva". 6ª Ed. São Paulo: Cortez.

______________. (1994) "Ser professor reflexivo". Disponível em: <link>. Acesso em 09 dez 2014.

Almeida, F. J. de; Franco, M. G. (2014) "Tecnologias para a Educação e Políticas Curriculares de Estado". In: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2013. 1ª Ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Disponível em: <http://www.cetic.br/pesquisa/educacao/publicacoes>. Acesso em 09 dez 2014.

Andrade, P. F. (2002) "Aprender por Projetos, Formar Educadores". In: Valente, J. A.(Org.) Formação de Educadores para o uso da Informática na Escola. São Paulo: Unicamp.

Behrens, M. A.. (2005) "O Paradigma emergente e a prática pedagógica". 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Caldas, W. K.; Nobre, I. A. M.; Gava, T. B. S. "Uso do computador na educação: desafios tecnológicos e pedagógicos" (2013). In: Nobre, I. A. M.; Nunes, V. B.; Gava, T. B. S.; Fávero, R. da P.; Bazet, L. M. B. (Org.). Informática na Educação: um caminho de possibilidades e desafios. Serra: IFES.

Castells, M. (2006) "A sociedade em Rede". São Paulo: Paz e Terra.

Freire, Paulo. (2002) "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educative". São Paulo.

Gil, A. C. (2008) "Métodos e Técnicas de Pesquisa Social". 6ª ed. São Paulo: Atlas.

Marconi, M. de A.; Lakatos, E. M. (2003) "Fundamentos de Metodologia Científica". 5ª ed. São Paulo: Atlas.

MARINHO, Vanessa. "O Cenário do Uso das Tecnologias na Escola do Século XXI". II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) e XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013). Anais 2013. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2605/2261>. Acesso em: mai de 2015.

Moran, J. M.; Masetto, M. T.; Behrens, M. A.(2006) "Novas tecnologias e mediação pedagógica". Campinas, SP: Papirus.

NIC.br, 2014. (2014) "TIC Educação 2013 revela aumento do uso do computador e Internet na sala de aula". Disponível em: <http://www.nic.br/imprensa/releases/2014/rl-2014-22.htm> Acesso em 09 dez 2014.

Prado, M. E. B. B.; Valente, J. A. (2002) "A Formação na Ação do Professor: Uma Abordagem na e para uma Nova Prática Pedagógica". In: VALENTE, José Armando. (Org.) Formação de Educadores para o uso da Informática na Escola. São Paulo: Unicamp.

Valente, J. A. (2002) "Criando ambientes de aprendizagem via rede telemática: experiências na formação de professores para o uso da informática na educação". In: Valente, J. A. (Org.) Formação de Educadores para o uso da Informática na Escola. São Paulo: Unicamp.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
FIGUEIREDO, Gislaine Lourenço Rocha; NOBRE, Isaura Alcina Martins; PASSOS, Marize Lyra Silva. Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 127-136. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.127.