Desenvolvimento do Pensamento Computacional: Um relato de atividade junto ao Ensino Médio, através do Estágio Supervisionado em Computação III
Resumo
O pensamento computacional incentiva a resolução de problemas em todas as áreas do conhecimento, tendo origem na Ciência da Computação. Este relato tem sua proposta baseada no incentivo ao pensamento computacional, com base no princípio da "Computação Desplugada". O trabalho foi realizado através do Estágio Supervisionado em Computação III, do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul. O estágio foi realizado em escola pública do município de Santa Cruz do Sul/RS com turma do Ensino Médio e abordou, como conteúdo, fundamentos de Banco de Dados. Conclui-se que o aproveitamento por parte dos alunos foi plenamente satisfatório e que disciplinas relativas ao incentivo do pensamento computacional devem integrar o currículo formal das escolas.
Referências
Bell, T., Whitten, I. And Fellows, M.. (2007) "Computer Science Unplugged", http://csunplugged.org/. Acesso em: 20/05/2015.
Blinkstein, Paulo. (2008) "O pensamento computacional e a reinvenção do computador", [link]. Acesso em: 20/05/2015.
Brasil. (1996) "LDB – Lei de Diretrizes e Bases",http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.html. Acesso em: 15/05/2015.
Brasil. (2008) "PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais", http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 15/05/2015.
Gramsci, Antônio. (2001) "Cadernos do cárcere", In Civilização Brasileira, Vol. 2, 2ª Ed., Rio de Janeiro, Brasil.
Heuser, Carlos. (1998) "Projeto de Banco de Dados", In: Editora Sagra Luzzato, 4ª edição, Porto Alegre.
Nosella, Paolo. (1992) "A escola de Gramsci", In Artes Médicas: Porto Alegre.
Nunes, Daltro. (2011) "Ciência da Computação na Educação Básica",http://www.adufrgs.org.br/artigos/ciencia-da-computacao-na-educacao-basica/.Acesso em: 27/05/2015.
Santos, M. S. et al. (2014). "Análise das infraestruturas de censo escolar 2011: uma proposta da disciplina de Tópicos em Banco de Dados", In: XXV SBIE, Brasil. SBC.
Scaico, Pasqueline D. et al. (2012). "Um relato da experiências de estagiários de Licenciatura em Computação com o ensino de computação para crianças", In: RENOTE – Novas Tecnologias na Educação, Vol. 10, N. 3, 2012, Porto Alegre.
Scaico, Pasqueline et al. (2013) "Relato da utilização de uma metodologia de trabalho para o ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio", In: XVIII WIE, Brasil. SBC.
Simões, Darcília and Melo, Eliana M. (2008) "A relevância dos Bancos de Dados para o ensino da Língua Portuguesa", In Revista Prolíngua, Vol. 2, N. 2, p. 12-24, Brasil.
Vieira, Márcia de F. (2013). "8 anos de informática na educação nas escolas públicas", In: IX WIE, Brasil. SBC.