Utilização da ferramenta Five Labs para Identificação de Traços de Personalidade dos Estudantes
Resumo
Cada vez mais há preocupação em tratar os alunos de maneira individualizada. A Personalidade é um aspecto peculiar de cada indivíduo que pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste artigo consiste em apresentar um relato de experiência, no espaço escolar, envolvendo o uso da ferramenta Five Labs para, com base em postagens na rede social Facebook, extrair os Traços de Personalidade dos alunos. Com esta ferramenta, foi possível identificar com facilidade o perfil de três turmas de alunos de informática em nível técnico. Espera-se com este artigo incentivar a identificação desse aspecto psicológico nas escolas, além de incentivar mais pesquisas sobre Personalidade em Informática na Educação.Referências
Allport, F. H.; Allport, G. W. (1921). Personality Traits: Their Classification And Measurement. Journal Of Abnormal And Social Psychology, 16, p. 6–40.
Bachrach, Y.; Kosinski, M.; Graepel, T.; Kohli, P.; Stillwell, D. (2012). Personality and patterns of Facebook usage. In: Proceedings of the 3rd Annual ACM Web Science Conference (WebSci '12), ACM, New York, NY, USA, p. 24–32.
Burger, J. M. (2000). Personal
Capretz, L. F.; Ahmed, F. (2010). Why Do We Need Personality Diversity in Software Engineering?. ACM SIGSOFT Software Engineering Notes, v. 35, n. 2, p. 1–11.
Costa, P. T. Jr. ; Widiger, T. A. (2002). Introduction. In: Costa, P. T. Jr. ; Widiger, T. A (Org.), Personality Disorders and the Five-Factor Model of Personality, 2.ed., p.3-16. Whashington, DC: American Psychological Association.
Costa, P. T. Jr.; Mccrae, R. R. (2007). NEO PI-R: Inventário de Personalidade NEO Revisado e Inventário de Cinco Fatores NEO Revisado NEO-FFI-R [versão curta]. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica.
Costa, P. T.; Mccrae, R. R. (1992). Revised neo personality inventory (neo-pi-r) and neo five-factor inventory (neo-ffi). Professional manual.
Cruz, S.; Da Silva, F.; Monteiro, C.; Santos, P.; Rossilei, I. (2011). Personality in Software Engineering: preliminar findings from a systematic literature review. In: Proceedings of 15th Annual Conference on Evaluation & Assessment in Software Engineering (EASE 2011), p. 1–10.
Farias, A. B.; Dobrões, J. A. L; Da Silva, R. Y. F. (2013). Strategies for Teaching Based on Academic Personality Types. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), Porto Alegre–RS, p. 633–636.
Five. (2015). Five Labs — See the personality behind your posts. Product of Five.com. Disponível em: <http://labs.five.com/>. Acesso em: 24 abr. 2015.
John, O. P.; Srivastava, S. (1999). The Big Five Trait taxonomy: History, measurement, and theoretical perspectives. In: Pervin, L. A.; John, O. P. (Org.), Handbook of Personality: Theory and research, v. 2, p. 102–138. Guilford Press, New York.
Johnson, J. A. (2000). Web-based personality assessment. In 71st Annual Meeting of the Eastern Psychological Association, USA.
Kuri, N. P. (2004). Tipos de personalidade e estilos de aprendizagem: proposições para o ensino de engenharia. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
Mairesse, F.; Walker, M. A.; Mehl, M.; Moore, R. (2007). Using Linguistic Cues for the Automatic Recognition of Personality in Conversation and Text. Journal of Artificial Intelligence Research, p. 457–500.
Markovikj, D.; Gievska, S.; Kosinski, M.; Stillwell, D. (2013). Mining Facebook Data for Predictive Personality Modeling. Proc of Workshop on Computational Personality Recognition, AAAI Press, Melon Park, CA.
Nunes, C. H. S. S.; Hutz, C. S.; Nunes, M. F. O. (2010). Bateria Fatorial de Personalidade. Manual Técnico. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Nunes, M. A. S. N. (2012). Computação Afetiva personalizando interfaces, interações e recomendações de produtos, serviços e pessoas em Ambientes computacionais. In: Nunes, M. A. S. N.; Oliveira, A. A.; Ordonez, E. D. M. (Org.). Projetos e Pesquisas em Ciência da Computação no DCOMP/PROCC/UFS: São Cristóvão, p. 115–151.
Paixão, C. C.; Fortaleza, L. L.; Conte, T. (2012). Um Estudo Preliminar sobre as Implicações de Tipos de Personalidade no Ensino de Computação. In: Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) — XX Workshop sobre Educação em Informática (WEI), Curitiba–PR.
Paixão, C. C.; Fortaleza, L. L.; Conte, T. (2013). Desafios no Ensino de Computação: um estudo da relação entre perfil psicológico de alunos e evasão. In: Anais do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) — XXI Workshop sobre Educação em Informática (WEI), Maceió–AL, p. 720–729.
Rabelo, I. S. (2013). Investigação de traços de personalidade em atletas brasileiros: análise da adequação de uma ferramenta de avaliação psicológica. 2013. Tese (Doutorado em Pedagogia do Movimento Humano) — Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Raju, P. G.; Venugopal, M. (2014). Personality & learning styles — lessons for Indian corporate trainers. Indian Journal of Industrial Relations, 49(4).
Schwartz, H. A.; Eichstaedt, J. C.; Kern, M. L.; Dziurzynski, L.; Ramones, S. M.; Agrawal, M.; Shah, A.; Kosinski, M.; Stillwell, D.; Seligman, M. E. P.; Ungar, L. H. (2013). Personality, Gender, and Age in the Language of Social Media: The Open-Vocabulary Approach. PLoS ONE, 8(9), e73791.
Tausczik, Y. R.; Pennebaker, J. W. (2009). The Psychological Meaning of Words: LIWC and Computerized Text Analysis Methods. Journal of Language and Social Psychology, 29(1), p.24–54.
Zonash, R.; Naqvi, I. (2011). Personality Traits and Learning Styles among Students of Mathematics, Architecture, and Fine Arts. Journal of Behavioral scence, v. 21, p. 92–108.
Bachrach, Y.; Kosinski, M.; Graepel, T.; Kohli, P.; Stillwell, D. (2012). Personality and patterns of Facebook usage. In: Proceedings of the 3rd Annual ACM Web Science Conference (WebSci '12), ACM, New York, NY, USA, p. 24–32.
Burger, J. M. (2000). Personal
Capretz, L. F.; Ahmed, F. (2010). Why Do We Need Personality Diversity in Software Engineering?. ACM SIGSOFT Software Engineering Notes, v. 35, n. 2, p. 1–11.
Costa, P. T. Jr. ; Widiger, T. A. (2002). Introduction. In: Costa, P. T. Jr. ; Widiger, T. A (Org.), Personality Disorders and the Five-Factor Model of Personality, 2.ed., p.3-16. Whashington, DC: American Psychological Association.
Costa, P. T. Jr.; Mccrae, R. R. (2007). NEO PI-R: Inventário de Personalidade NEO Revisado e Inventário de Cinco Fatores NEO Revisado NEO-FFI-R [versão curta]. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica.
Costa, P. T.; Mccrae, R. R. (1992). Revised neo personality inventory (neo-pi-r) and neo five-factor inventory (neo-ffi). Professional manual.
Cruz, S.; Da Silva, F.; Monteiro, C.; Santos, P.; Rossilei, I. (2011). Personality in Software Engineering: preliminar findings from a systematic literature review. In: Proceedings of 15th Annual Conference on Evaluation & Assessment in Software Engineering (EASE 2011), p. 1–10.
Farias, A. B.; Dobrões, J. A. L; Da Silva, R. Y. F. (2013). Strategies for Teaching Based on Academic Personality Types. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), Porto Alegre–RS, p. 633–636.
Five. (2015). Five Labs — See the personality behind your posts. Product of Five.com. Disponível em: <http://labs.five.com/>. Acesso em: 24 abr. 2015.
John, O. P.; Srivastava, S. (1999). The Big Five Trait taxonomy: History, measurement, and theoretical perspectives. In: Pervin, L. A.; John, O. P. (Org.), Handbook of Personality: Theory and research, v. 2, p. 102–138. Guilford Press, New York.
Johnson, J. A. (2000). Web-based personality assessment. In 71st Annual Meeting of the Eastern Psychological Association, USA.
Kuri, N. P. (2004). Tipos de personalidade e estilos de aprendizagem: proposições para o ensino de engenharia. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
Mairesse, F.; Walker, M. A.; Mehl, M.; Moore, R. (2007). Using Linguistic Cues for the Automatic Recognition of Personality in Conversation and Text. Journal of Artificial Intelligence Research, p. 457–500.
Markovikj, D.; Gievska, S.; Kosinski, M.; Stillwell, D. (2013). Mining Facebook Data for Predictive Personality Modeling. Proc of Workshop on Computational Personality Recognition, AAAI Press, Melon Park, CA.
Nunes, C. H. S. S.; Hutz, C. S.; Nunes, M. F. O. (2010). Bateria Fatorial de Personalidade. Manual Técnico. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Nunes, M. A. S. N. (2012). Computação Afetiva personalizando interfaces, interações e recomendações de produtos, serviços e pessoas em Ambientes computacionais. In: Nunes, M. A. S. N.; Oliveira, A. A.; Ordonez, E. D. M. (Org.). Projetos e Pesquisas em Ciência da Computação no DCOMP/PROCC/UFS: São Cristóvão, p. 115–151.
Paixão, C. C.; Fortaleza, L. L.; Conte, T. (2012). Um Estudo Preliminar sobre as Implicações de Tipos de Personalidade no Ensino de Computação. In: Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) — XX Workshop sobre Educação em Informática (WEI), Curitiba–PR.
Paixão, C. C.; Fortaleza, L. L.; Conte, T. (2013). Desafios no Ensino de Computação: um estudo da relação entre perfil psicológico de alunos e evasão. In: Anais do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) — XXI Workshop sobre Educação em Informática (WEI), Maceió–AL, p. 720–729.
Rabelo, I. S. (2013). Investigação de traços de personalidade em atletas brasileiros: análise da adequação de uma ferramenta de avaliação psicológica. 2013. Tese (Doutorado em Pedagogia do Movimento Humano) — Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Raju, P. G.; Venugopal, M. (2014). Personality & learning styles — lessons for Indian corporate trainers. Indian Journal of Industrial Relations, 49(4).
Schwartz, H. A.; Eichstaedt, J. C.; Kern, M. L.; Dziurzynski, L.; Ramones, S. M.; Agrawal, M.; Shah, A.; Kosinski, M.; Stillwell, D.; Seligman, M. E. P.; Ungar, L. H. (2013). Personality, Gender, and Age in the Language of Social Media: The Open-Vocabulary Approach. PLoS ONE, 8(9), e73791.
Tausczik, Y. R.; Pennebaker, J. W. (2009). The Psychological Meaning of Words: LIWC and Computerized Text Analysis Methods. Journal of Language and Social Psychology, 29(1), p.24–54.
Zonash, R.; Naqvi, I. (2011). Personality Traits and Learning Styles among Students of Mathematics, Architecture, and Fine Arts. Journal of Behavioral scence, v. 21, p. 92–108.
Publicado
25/10/2015
Como Citar
AGUIAR, Janderson J. B.; FECHINE, Joseana M.; COSTA, Evandro B..
Utilização da ferramenta Five Labs para Identificação de Traços de Personalidade dos Estudantes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2015
.
p. 157-166.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.157.