O Uso do Jogo Migrando e do Google Earth no Ensino de Geografia para alunos do Ensino Médio
Resumo
Novas propostas metodológicas e didáticas devem ser objetos de preocupação entre todos os docentes no sentido de pensar e repensar sua prática profissional. Esta foi uma pesquisa aplicada, qualitativa e quantitativa e exploratória e teve como procedimento técnico o estudo de caso. Seus dados foram levantados por um questionário aplicado a alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio de uma escola pública com o objetivo de verificar a sua percepção sobre a utilização do jogo Migrando aplicado ao software Google Earth. Os resultados evidenciaram que o recurso e a atividade possibilitam melhor assimilação do conteúdo e interação entre professor-aluno e aluno-aluno, validando sua utilização no contexto proposto.
Referências
Alves, V. M. S., et al. (2011) "Produzindo e Aplicando Jogos em Geografia a partir do Google Earth: O Jogo Migrando". 149 f. TCC (Graduação) Curso de Geografia, Departamento de Departamento de Educação, UFES, Vitória.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Brougére, G. (1998) "Jogo e educação". Porto Alegre: Artes Médicas.
Carneiro, C. D. R. (2002) Lecciones de Geociencias Apoyadas por los Computadoras In: "Actas Del XII Simpósio Sobre Ensenanza de La Geologia, Documentos de Trabajo". Pags. 58-63. Girona.
Freire, P. (1979) "Educação e Mudança". Rio de Janeiro: Paz e Terra.
_____. (2011) "Pedagogia do Oprimido". 50ª ed. São Paulo: Paz e Terra.
Günther, H. (2013) "Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão". Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf> Acesso em: 12 mai. de 2013.
Huizinga, J. (2008) "Homo Ludens". São Paulo: Perspectiva, 2008, 243 p.
Lopes, J. J. (2014) "A Introdução da Informática no Ambiente Escolar". Disponível em: <www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2014.
Malheiros, B. T. (2011) "Metodologia de pesquisa em educação". Rio de Janeiro: LTC.
Marinho, V. (2013) "O Cenário do Uso das Tecnologias na Escola do Século XXI". In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) e XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013). Anais 2013. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2605/2261>. Acesso em: mai de 2015.
Massey, D. B. (2008) "Pelo espaço: uma nova política da espacialidade". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Prado, A. S. do. (2004) "O Uso da informática Como Ferramenta Pedagógica no Desenvolvimento de Conteúdos de Geociências no Ensino Fundamental". 2004. 87 f. Dissertação (Mestrado) Curso de Geociências, Unicamp, Campinas.
Rego, T. C.; (1995) "Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação". Petrópolis, RJ: Vozes.
Santos, S. M. P. dos. (2003) "Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico". 4. ed. Petrópolis: Vozes.
Silva, B.; Mulinari, M. H.; Ferracioli, L.(2010) Módulo Educacional sobre o Google Earth como Ferramenta para Jogos Educacionais. In: "XVI Encontro Nacional de Geógrafos". Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010.
Vygotsky, L. S. (1984) "Formação social da mente". São Paulo: Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (1993) "Pensamento e linguagem". São Paulo: Martins Fontes.