A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nos projetos educacionais interdisciplinares
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas municipais, uma localizada em Vila Velha/ES e outra em Vitória/ES, com o intuito de investigar de que maneira as tecnologias da Informação e Comunicação têm favorecido a aprendizagem dos alunos quando utilizados nos projetos educacionais interdisciplinares. A investigação se deu a partir das aulas desenvolvidas nos laboratórios de informática com as turmas de 1º ao 5º ano entre os anos de 2014 e 2015. Como resultado deste estudo concluiu-se que a metodologia de projetos quando aliada às tecnologias contribui significativamente na aprendizagem e autonomia dos alunos e no seu processo de formação.Referências
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de (2010). Maria Elizabeth de Almeida fala sobre tecnologia na sala de aula. Acessado em março/2015 em http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/entrevista-pesquisadora-puc-sp-tecnologia-sala-aula-568012.shtml?page=2.
Corbellini, Silvana; Real, Luciane Corte (2013). Tecnologias e Projetos de Aprendizagem: da necessidade ao desejo - uma construção da cidadania na/pela cooperação. Anais WIE 2013. Acessado em dezembro/2014 em http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2631/2285.
Godoy, Arilda Schmidt (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29. Acessado em abril/2014 em http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf.
Kenski, Vani Moreira (2003). Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56.
Kenski, Vani Moreira (2012). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus.
Martins, Jorge Santos (2001). O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus.
Nascimento, Karla Angélica S.; Lima, Mixilene Sales Santos; Freire, Raquel Santiago; Filho, José Aires de Castro (2011). Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais de Fortaleza. Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Acessado em dezembro/2014 em http://www.br-ie.org/sbie-wie2011/WIE-Trilha1/93033_1.pdf.
Oliveira, Angela Maria; Ludwig, Lucimeri; Finco, Mateus David (2011). Proposta pedagógica do uso das TICs como recurso interdisciplinar. Anais do XXII SBIE -XVII WIE. Acessado em dezembro/2014 em http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/1974/1733.
Corbellini, Silvana; Real, Luciane Corte (2013). Tecnologias e Projetos de Aprendizagem: da necessidade ao desejo - uma construção da cidadania na/pela cooperação. Anais WIE 2013. Acessado em dezembro/2014 em http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2631/2285.
Godoy, Arilda Schmidt (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29. Acessado em abril/2014 em http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf.
Kenski, Vani Moreira (2003). Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56.
Kenski, Vani Moreira (2012). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus.
Martins, Jorge Santos (2001). O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus.
Nascimento, Karla Angélica S.; Lima, Mixilene Sales Santos; Freire, Raquel Santiago; Filho, José Aires de Castro (2011). Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais de Fortaleza. Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Acessado em dezembro/2014 em http://www.br-ie.org/sbie-wie2011/WIE-Trilha1/93033_1.pdf.
Oliveira, Angela Maria; Ludwig, Lucimeri; Finco, Mateus David (2011). Proposta pedagógica do uso das TICs como recurso interdisciplinar. Anais do XXII SBIE -XVII WIE. Acessado em dezembro/2014 em http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/1974/1733.
Publicado
25/10/2015
Como Citar
BAPTISTA, Bianca Trindade; VIEIRA, Márcia de Freitas.
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nos projetos educacionais interdisciplinares. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2015
.
p. 197-206.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.197.