Uma Experiência de Uso de Jogos Digitais como Ferramentas de Apoio para Aprendizagem de Inglês por Crianças

  • Paula Basto Levay Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Juliana R. B. Diniz Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Rodrigo de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Resumo


Este artigo apresenta um relato sobre a utilização de jogos digitais em dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem de Inglês para crianças entre 4 e 6 anos. O objetivo do trabalho foi identificar como esses jogos podem estimular situações pedagógicas relevantes para a aprendizagem. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo qualitativa em que os dados foram coletados através de registros e observações de aulas e interpretados através do confronto com a teoria. Os resultados apontaram que os jogos digitais apresentaram-se como elemento motivacional e possibilitaram aos alunos revisitar palavras e assimilar inconscientemente vocábulos.

Referências

Brumfit, C.; Moon, J.; Tongue, R. (1991) "Teaching English to children: from practice to principle". Collinselt: London.

Felicia, P. (2012) "Digital Games in schools: a handbook for teachers." European Schoolnet.

Ferreira, M.; Santos, H.; Oliveira, E.; Lucena, A. (2014) "NiceTown- Um jogo eletrônico para ensino da Educação Ambiental. Anais do Workshop de Informática na Escola – WIE.

Gros, B. (2007) "Digital Games in Education: The Design of Games-Based Learning Environments." Journal of Research on Technology in Education, 2007, 40(1), 23–38.

Harmer, J. (2007) "The practice of English Language Teaching". Fourth Edition. Longman: Cambridge, UK.

Holden, S. (1980) "Teaching Children." London: Modern English Publications.

Ishida, H.; Amarante, M. F. (2012) "Representação e práticas identitárias de professores e alunos no discurso de jogos digitais educacionais para o ensino de Inglês para crianças". Anais do XVII Encontro de Iniciação Científica- PUC/ SP.

Jesus, A.; Gonçalves, D.; Ferreira, L. (2014) "Aplicação de jogos digitais como um meio de motivação em diferentes níveis de Ensino de Computação". Anais do Workshop de Informática na Escola – WIE.

Krashen, S. (1985) "The input hypothesis: Issues and implications". NY: Longman.

Kishimoto, T. K. (Org.) (2010) "Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação". São Paulo: Cortez.

Levay, P. (2015) "Jogos digitais no ensino e aprendizagem de inglês para crianças". Dissertação de Mestrado- EADTEC-UFRPE.

Liberali, F.; Liberali, A. (2011) "Para pensar a metodologia de pesquisa nas ciências humanas". PUC- São Paulo.Macedo, L. (2009) "Os Jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar". São Paulo: Casa do Psicólogo.

Mattar, J. (2009) "Games em educação: como os nativos digitais aprendem" 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Neto, J.; Fonseca, F. (2013) "Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da Matemática." Novas Tecnologias na Educação. V. 11 Nº 1. CINTED-UFRGS.

Peirce, N. (2013) "Digital Game-Based Learning for early childhood." Learnovate Centre: Irlanda.

Piaget, J. (1982) "Play, dreams and imitation in childhood" Norton library (Vol. 4, pp. 316-339). Norton.

Pinto, I.; Botelho, S. (2012) "Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): criando espaços de ensino e aprendizagem". Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 20, Número 3.

Rapini, S. (2012) "Beyond Textbooks and Lectures: Digital Game- Based Learning in STEMS Subjects. Center for Excellence in Education. McLean:Virginia.

Santos, C.; Bourscheidt, V. (2014) "AdapterGame e suas contribuições na concepção de jogos digitais". Anais do Workshop de Informática na Escola – WIE.

Sokmen, A. (1997) "Current Trends in Teaching Second Language Vocabulary". Cambridge: Cambridge University Press.
Publicado
25/10/2015
LEVAY, Paula Basto; FALCÃO, Taciana Pontual; DINIZ, Juliana R. B.; SOUZA, Rodrigo de. Uma Experiência de Uso de Jogos Digitais como Ferramentas de Apoio para Aprendizagem de Inglês por Crianças. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 207-216. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.207.